Cuiabá se destaca na geração de empregos e amplia oportunidades para trabalhadores
Redação
Oportunidade
Cuiabá vem consolidando sua posição como referência nacional na geração de empregos formais. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apenas em julho, a capital registrou 1.632 novas contratações com carteira assinada — crescimento de 140% em comparação ao mesmo período de 2024.
O saldo positivo reflete o trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho (Smat), que tem intensificado ações para aproximar oportunidades da população. Iniciativas como a Van do Sine Itinerante e cursos de capacitação, a exemplo do primeiro curso de Educação Financeira em parceria com o Sest Senat, marcam o compromisso da gestão com o fortalecimento do mercado de trabalho.
Entre admissões e demissões, Cuiabá fechou julho com 12.383 contratações contra 10.751 desligamentos, desempenho superior às médias de Mato Grosso (63,8%), da região Centro-Oeste (42%) e do Brasil, que apresentou saldo negativo de -32%.
O setor de Serviços liderou a criação de vagas, responsável por 56% do saldo, o equivalente a 921 postos de trabalho. O comércio também teve papel relevante, com 564 contratações em lojas e mercados, fortalecendo a economia local.
Para o secretário municipal Vicente Falcão, os números são resultado de políticas públicas efetivas:
“Esses avanços demonstram o empenho da Prefeitura em gerar emprego, renda e oportunidades, investindo também na qualificação dos trabalhadores para garantir melhores condições de vida à população”, destacou.
O Curso de Educação Financeira será realizado nesta sexta-feira (5), às 14h, na sede da Smat, no bairro Poção. As inscrições estão abertas online.