Moretti garante que entrega de uniformes escolares será regularizada até 2026
Carolina Miranda/Larissa Malheiros
Kit Escolar
Durante evento realizado na manhã desta sexta-feira (29), a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, falou sobre a entrega dos uniformes escolares da rede municipal de ensino. Na quinta-feira (28), ocorreu uma entrega simbólica de 42 kits em uma escola, mas a chefe do Executivo assegurou que a distribuição integral acontecerá ao longo do mês de setembro.
Moretti explicou que o atraso, de cerca de seis meses, não se deveu à atual gestão, mas a entraves herdados da administração anterior. Segundo ela, quase R$ 5 milhões referentes ao fornecimento de uniformes do ano passado não foram pagos pela antiga gestão, o que obrigou a Prefeitura a buscar respaldo jurídico para regularizar a situação. "O atraso aconteceu primeiro pela escolha do modelo e também por questões contratuais, já que tivemos que manter a mesma empresa do ano passado. Além disso, descobrimos que a Prefeitura devia quase R$ 4,9 milhões à empresa. Precisamos avaliar juridicamente se seria possível utilizar recursos do Fundeb deste ano para quitar essa dívida. Todo esse processo acabou comprometendo o cronograma”, detalhou.
A prefeita destacou ainda que, além dos uniformes, fez questão de incluir mochilas e tênis no kit escolar. “Sabemos que muitas crianças vão de chinelo para a escola, o que não é adequado para caminhar ou para frequentar a sala de aula. Por isso, tivemos esse cuidado em oferecer também tênis e mochilas, o que demandou mais tempo na produção”, afirmou.
Atualmente, os uniformes já estão armazenados na Secretaria de Educação e sendo distribuídos conforme planejamento logístico da pasta. Moretti garantiu que, até 2026, as entregas passarão a ocorrer no início do ano letivo.
“Nos próximos anos, queremos entregar já no primeiro bimestre. Em 2026, vamos garantir que as crianças comecem as aulas uniformizadas. Provavelmente, no próximo ano não entregaremos mochilas, pois já fornecemos agora para os novos alunos, mas queremos ampliar o kit escolar, incluindo itens como agasalhos”, disse.