Sema instala sensores de qualidade do ar em mais seis municípios de MT
Redação
CONTROLE
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) ampliou a rede de monitoramento da qualidade do ar em Mato Grosso com a instalação de sensores em Barão de Melgaço, Poconé, Barra do Bugres, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda e Campo Novo do Parecis.
Além de Cuiabá e Várzea Grande, que já contavam com os equipamentos, outros municípios como São Félix do Araguaia, Rondonópolis, Barra do Garças, Guarantã do Norte e Nova Mutum também receberão sensores ainda em 2025.
Os aparelhos, da marca Purple Air, registram em tempo real as concentrações de material particulado, principal poluente associado às queimadas e incêndios florestais. Os dados são atualizados a cada cinco minutos e podem ser acessados gratuitamente no site map.purpleair.com.
Segundo o coordenador de Monitoramento da Água e do Ar da Sema, Sérgio Figueiredo, as informações vão subsidiar políticas ambientais e de saúde voltadas às populações mais expostas à poluição atmosférica.
Próximos passos
A Sema prepara um site próprio para divulgar boletins diários, conforme a Resolução Conama nº 506/2024, que incluirão outros parâmetros como dióxido de enxofre (SO?), óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO) e ozônio (O?).
A iniciativa conta com apoio da UFMT, do Instituto de Proteção da Amazônia (Ipam) e integra a Coalizão Respira Amazônia, formada por órgãos ambientais, governo federal, universidades e ONGs para enfrentar os impactos da poluição atmosférica na região.