Ciro Nogueira projeta Mauro Mendes como ministro em 2027
Redação
Elogios
O presidente nacional do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira, afirmou nesta quinta-feira (21), em Cuiabá, que o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), tem perfil para assumir um ministério no próximo governo federal a partir de 2027.
Segundo Nogueira, Mendes deve disputar o Senado em 2026, conquistar a vaga, mas não permanecer no cargo. “O cargo mais disputado em Mato Grosso vai ser a suplência do Mauro. Porque ele não vai passar um dia no Senado, vai ser ministro. Eu não tenho dúvida. Vai ocupar a cadeira se o presidente quiser gente competente como ele”, declarou.
A fala ocorreu durante o ato de filiação do PP em Mato Grosso, que reuniu lideranças nacionais e estaduais. Estiveram presentes a senadora Tereza Cristina, o ex-senador Cidinho Santos e o deputado estadual Paulo Araújo, presidente do partido no Estado.
Ex-ministro da Casa Civil no governo Jair Bolsonaro, Nogueira destacou o protagonismo político recente de Mendes em Brasília. Como exemplo, citou a reunião convocada pelo governador com oito chefes de Executivos estaduais de centro-direita, que discutiram pautas como a anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 e ao ex-presidente Bolsonaro. “Vocês têm muito que se orgulhar. Se ganharmos a eleição no próximo ano — e vamos ganhá-la — devemos muito a esse governador. Ele tem liderado a união de governadores de centro do País inteiro, sem vaidades, projetando o melhor para o Brasil”, elogiou.
Projeções para 2026
De acordo com Nogueira, a reunião em Brasília contou com representantes de partidos como MDB, PSD, PL, PP, União Brasil e Republicanos. Ele também projetou o papel de Mauro Mendes e de outros aliados em um eventual novo governo federal. “Se tivéssemos como presidente da República, por exemplo, o Mauro ou a Tereza Cristina, o grande programa social do Brasil seria o emprego, a carteira assinada. É isso que queremos para o futuro”, afirmou.
Críticas ao governo Lula
Em tom crítico, o senador classificou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como “atrasado” e previu vitória da direita nas eleições de 2026. “Nós iremos transformar esse país. Conduzir o Brasil para um destino muito diferente do que o atual presidente aponta. É chegado o momento de homens e mulheres de bem assumirem o comando do nosso futuro”, completou.