Ipem-MT reforça combate a fraudes em combustíveis com novas equipes e laboratório de alta tecnologia
Redação
Fiscalização
O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) deu um passo importante no enfrentamento às irregularidades no setor de combustíveis ao criar duas equipes especializadas e instalar um moderno laboratório de detecção de fraudes eletrônicas. As medidas foram anunciadas durante o Sindipetróleo Day, realizado na CDL Sinop, na última quinta-feira (7).
Com a reestruturação, o trabalho do Instituto passa a ser dividido em duas frentes: uma equipe focada exclusivamente na verificação metrológica das bombas e outra dedicada à fiscalização, aumentando a agilidade e a eficácia das ações em postos de combustíveis por todo o estado.
Mato Grosso também se destaca como um dos primeiros estados a contar com o Laboratório de Fraudes, parte do Programa Nacional de Combate a Fraudes Eletrônicas (Profae) do Inmetro. A nova estrutura identifica alterações nas placas das bombas medidoras e conecta o estado a uma rede nacional de monitoramento, fortalecendo a defesa do consumidor e assegurando um mercado competitivo e justo.
“Esse trabalho é fundamental para garantir relações de consumo transparentes e um mercado equilibrado para revendedores e consumidores”, enfatizou a presidente do Ipem-MT, Tatiana Ribeiro Soares.
Ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o Ipem-MT atua de forma integrada com órgãos públicos para proteger o consumidor, garantir a lisura das relações comerciais e incentivar o desenvolvimento econômico do estado.
A apresentação contou com a participação da presidente Tatiana Ribeiro Soares, do diretor de Ensaios Metrológicos Rogério Henrique de Oliveira, do coordenador Tony Hudson Pinheiro Ramos, da diretora de Fiscalização Marli do Nascimento e da coordenadora Suziane Cristina Marchioreto.