Câmara de Cuiabá lança programação do Agosto Lilás com foco no combate à violência contra a mulher


05/08/2025 às 12:24
Redação

Agosto Lilás

A Câmara Municipal de Cuiabá iniciou nesta terça-feira (5) a programação da campanha Agosto Lilás 2025, que marca o mês de enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa é coordenada pela Sala da Mulher, reaberta este ano, e prevê uma série de ações abertas ao público ao longo do mês.

A coordenadora da Sala da Mulher, Maíra Scardelai, explica que a campanha foi pensada para acolher, informar e conscientizar tanto as servidoras do Legislativo quanto a população cuiabana. “A Sala da Mulher tem um papel fundamental à frente dessa campanha, por ser um espaço de acolhimento e capacitação. Elaboramos uma programação significativa, com atividades abertas ao público, para levar cuidado, informação e ajudar as pessoas a identificarem sinais de violência”, destacou.

Entre os destaques da programação estão as aulas de defesa pessoal, que ocorrerão nos dias 15 e 22 de agosto, às 9h, na sede da Câmara. As oficinas serão ministradas pelos professores Felipe Castro e Fábio Bumlai. Segundo Maíra, a atividade é especialmente relevante diante dos altos índices de violência doméstica e feminicídios registrados em Mato Grosso.

Ainda nesta terça-feira, com a retomada das sessões ordinárias e o aumento do fluxo de visitantes no Legislativo, a Sala da Mulher distribui cartilhas de conscientização e instala um painel informativo com orientações sobre como identificar e denunciar diferentes formas de agressão.

A programação também contará com a participação da delegada Jannira Laranjeira, especializada em violência contra a mulher e embaixadora do projeto social Amarra Cabelo. A convite da presidente da Câmara, vereadora Paula Calil (PL), ela fará uso da tribuna livre na próxima quinta-feira (7) para contribuir com o debate.

Uma audiência pública também será realizada neste mês para discutir medidas de prevenção, ampliar a conscientização e fortalecer as redes de proteção às vítimas.

Autora da lei que instituiu o Protocolo Cuiabá Protege Mulheres, que define diretrizes de enfrentamento à violência em estabelecimentos comerciais, a vereadora Paula Calil reforçou o compromisso da Casa com a causa. “Como vereadora, tenho me dedicado a essa pauta com firmeza. Esta campanha reforça o papel da Câmara em integrar e fortalecer as redes de apoio às mulheres e enfrentar esse mal que tanto fere a nossa sociedade”, declarou.

A campanha Agosto Lilás é uma das mais relevantes ações de mobilização social no calendário da Câmara de Cuiabá, e a expectativa é que as atividades deste ano ampliem o alcance das políticas públicas de proteção às mulheres na capital.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mato Grosso - Negociação avança e abre caminho para solução da greve dos coletores em VG
  • Política Brasil - Pesquisa aproxima Flávio Bolsonaro de Lula em possível segundo turno
  • Política MT - RGA acima da inflação avança na Assembleia e pode ser paga já em janeiro
  • Mato Grosso - Laudo aponta transtorno psicótico grave em acusada pela morte de adolescente em MT
  • Política MT - Prefeitura prepara amplo programa de pavimentação para bairros de Cuiabá
  • Mato Grosso - Seduc abre inscrições para curso gratuito e presencial de Libras em Cuiabá
  • Mato Grosso - VG inicia vistorias obrigatórias de táxis e vans escolares para 2026
  • Política MT - Jayme condiciona apoio a Wellington a desempenho nas pesquisas
  • Política MT - "Santa Casa entra em disputa por novo modelo de gestão", pontua secretário
  • Política Brasil - Gisela Simona percorre Leste do Araguaia e reforça mandato pautado na escuta do interior