Após mais de um mês de seca, Cuiabá registra chuva, mas calor continua nos próximos dias
Redação
Alerta
Depois de 41 dias sem chuvas, Cuiabá voltou a registrar precipitação na tarde desta segunda-feira (4), aliviando temporariamente o tempo seco que predominava desde 24 de junho. Apesar do refresco momentâneo, as altas temperaturas continuarão marcando os próximos dias na capital.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de tempestade, com validade até a manhã de terça-feira (5). O aviso prevê chuvas entre 20 e 30 mm por hora — podendo chegar a 50 mm por dia —, ventos intensos de até 60 km/h e possibilidade de granizo em áreas isoladas.
Em função da instabilidade climática, a Defesa Civil reforça o alerta para que a população evite áreas de risco durante as chuvas, mantenha distância de árvores e busque abrigo seguro.
Nesta segunda-feira, os termômetros em Cuiabá devem atingir máxima de 36°C. Segundo a previsão, o calor volta a se intensificar a partir de quarta-feira (6), com temperaturas variando entre 20°C e 36°C. Na sexta-feira (8), uma frente fria deve provocar queda nas mínimas, que podem atingir 12°C.