Sema embarga madeireiras irregulares e aplica R$ 70 mil em multas em Brasnorte
Redação
FISCALIZAÇÃO
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou uma operação de fiscalização em empreendimentos madeireiros no município de Brasnorte, região noroeste de Mato Grosso, que resultou no embargo de três empresas e na aplicação de R$ 70 mil em multas. A ação, concluída na sexta-feira (1º), contou com o apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).
Durante a fiscalização, as equipes constataram irregularidades como divergências entre o volume de madeira registrado no sistema de controle florestal (Sisflora) e o material encontrado nos locais vistoriados. Em um dos casos, a madeireira atuava sem licença ambiental. As medidas adotadas visam coibir práticas ilegais e prevenir a exploração irregular de madeira, especialmente nas proximidades de Terras Indígenas, como a TI Menkü, existente no município.
A Sema reforça que crimes ambientais podem ser denunciados pela população por telefone, WhatsApp, e-mail, aplicativo MT Cidadão ou diretamente nas unidades regionais da secretaria. A Polícia Militar também pode ser acionada pelo número 190.