Antigo Nilo Póvoas será nova sede da Casa do Autista em Cuiabá
Redação
ASSISTÊNCIA
O prédio histórico onde funcionava o Colégio Estadual Nilo Póvoas, no centro de Cuiabá, vai ganhar nova função social: abrigar a futura Casa do Autista da capital. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (23) pelo prefeito Abilio Brunini, após a oficialização da cessão do imóvel ao município.
A conquista é resultado direto da articulação da primeira-dama e vereadora Samantha Iris junto ao Governo do Estado. Ela liderou as tratativas com o governador Mauro Mendes (União), que culminaram na transferência do espaço — atualmente desativado — para a Prefeitura de Cuiabá.
Localizado próximo ao Morro da Luz, o prédio é reconhecido por sua arquitetura emblemática e localização central. Agora, será transformado em um centro de referência para o acolhimento e atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“É um espaço que faz parte da memória afetiva da cidade. Queremos dar vida nova a esse local, que tem potencial para ser muito mais do que apenas um prédio bonito. Vai ser um símbolo de cuidado e inclusão”, afirmou Samantha em publicação nas redes sociais.
A estrutura do antigo colégio conta com dois andares, dezenas de salas, quadra poliesportiva, anfiteatro e ampla área externa. Segundo a vereadora, a ideia é aproveitar ao máximo o potencial do local para oferecer não apenas serviços especializados para pessoas com TEA, mas também outras iniciativas voltadas à inclusão social.
“Vamos buscar parcerias e recursos para requalificar o espaço com carinho e planejamento. É possível fazer muita coisa boa aqui para nossa cidade”, acrescentou.
A decisão de usar o Nilo Póvoas como sede da Casa do Autista surgiu após uma visita técnica de Samantha a Balneário Camboriú (SC), onde conheceu modelos de atendimento inclusivo, como o da associação Amor pra Down. As experiências positivas do município catarinense serviram de inspiração para o projeto que começa a tomar forma em Cuiabá.