Exposição celebra etnias afro e indígenas no Cine Teatro Cuiabá
Redação
Prestes Brasil
O foyer do Cine Teatro Cuiabá recebe até o dia 31 de julho a exposição “Impressionismo, Etnias Afro e Indígenas”, assinada pelo artista plástico Wilson Prestes, conhecido como Prestes Brasil. A mostra, que teve início nesta segunda-feira (21), reúne obras que exaltam a diversidade étnico-cultural brasileira por meio de composições que combinam técnicas clássicas e contemporâneas da pintura.
Radicado em Cuiabá há mais de três décadas, Prestes Brasil é reconhecido por sua dedicação à arte figurativa e à valorização das culturas indígenas e afro-brasileiras. Com uma trajetória de 35 anos nas artes visuais, o artista leva ao público retratos carregados de simbolismo, construídos a partir de vivências e pesquisas imersivas em comunidades tradicionais, especialmente em aldeias do povo Caiapó.
“Cada etnia tem uma identidade visual muito própria. O cocar, os grafismos, tudo tem significado. Eu mergulho nesses universos para poder retratá-los com respeito e autenticidade”, destaca o artista, que utiliza técnicas como óleo sobre tela, grafite e lápis sanguínea para dar vida às figuras retratadas.
A exposição apresenta rostos, cenas e símbolos que conectam o passado e o presente, num diálogo sensível entre o impressionismo e as expressões culturais dos povos originários e da diáspora africana. Um dos destaques da mostra é a tela Menina Caiapó, obra que exigiu mais de dez dias de trabalho minucioso.
A relação de Prestes Brasil com a arte começou ainda na adolescência, quando, aos 13 anos, encontrou no artista Francisco Charneca o incentivo para desenvolver sua vocação. Desde então, percorreu estados como Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, ensinando técnicas de desenho e pintura e divulgando a cultura afro-indígena em instituições como UFMT, USP, UNOESC e CESUMAR.
Atualmente, o artista leciona na Escola Stas Arte – Escola de Belas Artes, onde segue formando novas gerações de desenhistas e pintores.
Aberta ao público com entrada gratuita, a mostra é uma oportunidade única de contemplar a sensibilidade e a técnica de um artista que transformou sua paixão pela arte em instrumento de valorização das identidades brasileiras.