Força-tarefa em Português e Matemática busca reverter crise de alfabetização em Cuiabá
Redação
Educação
Diante dos alarmantes índices de alfabetização na rede municipal de ensino e das cobranças públicas feitas pelo prefeito Abilio Brunini (PL), a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá anunciou a criação de uma força-tarefa pedagógica, que será colocada em prática a partir de agosto. O objetivo é oferecer reforço intensivo em Português e Matemática para alunos com defasagens de aprendizagem, especialmente aqueles que não foram alfabetizados na idade adequada.
A medida, considerada emergencial, é uma tentativa de resposta concreta aos dados que mostram que metade das crianças da rede não estão alfabetizadas no tempo certo e que 46% concluem o ensino fundamental sem domínio básico de leitura e cálculo. O plano de ação prevê atividades reforçadas durante os meses de agosto, setembro e outubro, com foco nas turmas mais afetadas pelo atraso escolar.
“Montamos um plano pedagógico robusto para o segundo semestre. A força-tarefa será voltada a corrigir uma distorção histórica que se agravou nos últimos anos”, afirmou o secretário municipal de Educação, Amauri Monges. Ele destacou que a atuação conjunta dos profissionais da educação será essencial para garantir resultados. “Vamos trabalhar com reforço sistemático e acompanhamento direto do desempenho dos estudantes”, completou.
O anúncio vem após declarações duras do prefeito, que cobrou resultados imediatos da pasta e chegou a sugerir maior aproximação com a iniciativa privada, gerando reação de sindicatos e educadores. Abilio defendeu maior rigor na fiscalização das unidades escolares e chegou a declarar que “é investimento quando há resultado”, levantando discussões sobre a eficiência da gestão pública na área.
Apesar da tensão, Monges buscou amenizar os impactos da crise de confiança entre gestão e profissionais da educação. Ele garantiu o pagamento do terço de férias dos professores — que chegou a ser ameaçado — e afirmou que a pasta manterá seu foco na recuperação dos indicadores de aprendizagem, sem comprometer o orçamento.
"A força-tarefa será considerada uma espécie de “teste de fogo” para a nova etapa da política educacional de Cuiabá. Ela pretende unir professores, coordenadores e gestores em torno de um objetivo central: garantir que nenhuma criança avance de série sem ter sido devidamente alfabetizada", pontuou.
Para especialistas, a medida pode representar um marco se for acompanhada de apoio pedagógico contínuo, capacitação dos profissionais e avaliação periódica dos resultados. A mobilização da rede e o engajamento das famílias também serão determinantes para o sucesso da iniciativa.