AMM encerra edição do programa itinerante em Juína com foco em gestão e desenvolvimento regional
Redação
ENCONTRO
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) concluiu, nesta quinta-feira (17), em Juína, a quarta edição do programa AMM Itinerante, com atendimento direto a lideranças e técnicos de 18 municípios da região Noroeste de Mato Grosso. O evento teve como foco o fortalecimento das gestões locais por meio de capacitações, suporte técnico e articulação institucional.
Durante os dois dias de programação, mais de 150 participantes entre prefeitos, vereadores, secretários e equipes técnicas participaram das atividades. Foram realizadas 11 salas técnicas com temas voltados à contabilidade, arrecadação municipal, trânsito, agricultura familiar, educação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável.
Cerca de 100 servidores municipais foram capacitados com apoio de órgãos como TRE-MT, Detran, Defensoria Pública, Jucemat, Ager-MT, Sebrae, Desenvolve MT e Undime, além das equipes técnicas da própria AMM.
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou a importância da descentralização. “Estamos levando capacitação, conexões e suporte para regiões distantes como forma de valorizar a realidade local e apoiar o desenvolvimento sustentável. Nosso objetivo é fortalecer o municipalismo com políticas públicas eficazes e integradas”, afirmou.
Durante o encontro, gestores reforçaram demandas prioritárias, como a necessidade de pavimentação de estradas, ampliação do acesso à saúde pública e infraestrutura viária, além da dificuldade de deslocamento para centros de referência em Cuiabá.
A ação teve apoio da Prefeitura de Juína e dos consórcios intermunicipais Vale do Juruena, Arinos e Teles Pires. Foram atendidos municípios como Aripuanã, Colniza, Juara, Apiacás, Nova Monte Verde, Juruena, Sapezal, entre outros.
O programa AMM Itinerante segue como uma das principais estratégias da entidade para ampliar sua atuação junto às prefeituras e aproximar os municípios de instituições estaduais e federais. As edições anteriores foram realizadas nas regiões Oeste, Norte e Araguaia.