Pivetta confirma apoio à candidatura de Mauro Mendes ao Senado
Redação
Eleições
O governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), reafirmou nesta semana seu apoio à possível candidatura do governador Mauro Mendes (União Brasil) ao Senado Federal em 2026. Segundo ele, Mendes será um “senador diferenciado” por sua postura firme e crítica ao excesso de leis pouco efetivas.
“Mauro é genioso, firme, e muito indignado com a falta de leis duras contra a criminalidade”, disse Pivetta ao site MidiaNews.
Com duas vagas ao Senado em disputa nas próximas eleições, Pivetta afirmou que só tem um nome definido até o momento. “O outro dependerá da composição”, declarou.
Pré-candidato à sucessão de Mendes no Governo do Estado, Pivetta conta com o apoio do atual chefe do Executivo e já iniciou articulações com os partidos da base aliada, incluindo uma possível aproximação com o Partido Novo. Ele também aposta na influência de Mendes para atrair o apoio da federação União Brasil/PP e do PL — partido que hoje comanda as maiores cidades do estado.
Caso Mendes confirme sua candidatura ao Senado, deverá renunciar ao governo em abril de 2026, abrindo caminho para que Pivetta assuma o cargo de forma definitiva. Ainda assim, o atual vice-governador reforça que estará na disputa mesmo que Mendes decida não concorrer.
“Se ele optar por ficar até o fim do mandato, continuo com ele. Mas serei candidato de qualquer forma. E, se eu assumir, terei a chance de disputar a reeleição. Não é ruim, né?”, concluiu.
Mauro Mendes está no segundo mandato como governador e, por isso, está impedido de concorrer novamente ao cargo em 2026. A eleição incluirá escolha de presidente da República, governadores, dois senadores por estado, além de deputados federais e estaduais.