Prefeitura discute com Estado instalação de usina de asfalto em Cuiabá
Redação
MELHORIAS
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou nesta terça-feira (1º) que está em negociação com o governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, para instalar uma usina própria de asfalto no município. A medida visa reduzir custos e dar mais autonomia à capital na execução de obras de infraestrutura.
A proposta foi discutida durante reunião institucional realizada no dia 30, no Palácio Alencastro. Além da usina, também foram debatidas ações conjuntas entre Estado e Município para ampliar a pavimentação em bairros, modernizar a iluminação pública e executar obras de drenagem.
Segundo Abilio, a criação da usina reduziria despesas com contratos terceirizados, que atualmente incluem acréscimos médios de 29% em BDI, além de lucros e encargos operacionais. A ideia é aproveitar a estrutura já existente da usina estadual, com insumos fornecidos pela Prefeitura e operação técnica sob responsabilidade do Estado.
Pivetta se comprometeu a apresentar a proposta ao governador Mauro Mendes e à equipe técnica do Governo.
Nos primeiros seis meses de 2025, a Prefeitura de Cuiabá aplicou cerca de 15 mil toneladas de asfalto em mais de 1.100 ruas e avenidas, cobrindo 60 bairros e investindo R$ 13 milhões na operação tapa-buracos.