Frio intenso leva Prefeitura de Várzea Grande a reforçar assistência a pessoas em situação de rua
Redação
Acolhimento
Com a queda nas temperaturas, a Prefeitura de Várzea Grande intensificou o atendimento à população em situação de rua. Desde o final de maio, a Secretaria de Assistência Social tem realizado ações emergenciais, como distribuição de sopas à noite, lanches durante o dia e entrega de cobertores.
Mais de 200 cobertores já foram distribuídos para pessoas cadastradas no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Atualmente, 490 pessoas estão registradas nos serviços da Assistência Social, embora esse número varie constantemente devido à rotatividade do público atendido.
“Todos que nos procuram ou que são abordados pelas nossas equipes recebem atendimento, inclusive com mais de um cobertor, conforme a necessidade”, afirmou a secretária Cristina Saito.
O Centro POP também oferece serviços diários como banho, higiene, alimentação, apoio psicossocial e encaminhamentos para a rede pública de saúde e assistência. Há suporte para emissão de documentos, corte de cabelo, consultas médicas e, quando necessário, tratamento para dependência química — desde que a pessoa aceite voluntariamente.
As ações seguem em andamento, com foco em garantir proteção e dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade durante o período de frio.