Várzea Grande discute mudanças climáticas com técnicos do Ministério do Meio Ambiente
Redação
MEIO AMBIENTE
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu nesta semana um encontro com representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para discutir os impactos das mudanças climáticas no município. A visita incluiu um tour por áreas críticas da cidade, especialmente aquelas afetadas por alagamentos recentes.
O principal objetivo foi apresentar o Zoneamento Ambiental Municipal (ZAM), instrumento federal que orienta o uso e ocupação do solo com foco em sustentabilidade e adaptação às mudanças climáticas. Várzea Grande está entre os 25 municípios selecionados pelo governo federal para integrar o programa.
“Na Semana do Meio Ambiente, é fundamental termos esse diálogo com a União para buscar soluções concretas. Enfrentamos problemas com alagamentos, e o apoio técnico é essencial”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Amorim.
A consultora do Ministério, Cláudia Grossi, destacou que o ZAM é estratégico para mapear vulnerabilidades e orientar ações de gestão ambiental. “Várzea Grande cumpriu os critérios e será beneficiada com suporte técnico e planejamento”, disse.
Participaram também da reunião representantes do Ministério Público, Corpo de Bombeiros, secretarias municipais e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). Todos destacaram a importância da união entre os entes federativos na busca por soluções sustentáveis.