Bombeiros de MT trocam farda cáqui por uniforme laranja: mais segurança, visibilidade e modernização
Redação
NOVA ROUPAGEM
A partir de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) adotará oficialmente o uniforme laranja em substituição à tradicional farda cáqui. A mudança segue padrões internacionais de resgate e tem como foco principal aumentar a visibilidade e a segurança dos militares durante as operações, especialmente em situações de risco. A transição será gradual ao longo do mês de junho, e o uso do novo fardamento será obrigatório a partir do mês seguinte.
Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, o novo uniforme não apenas facilita a identificação dos bombeiros pela população e por equipes aéreas, como também marca um novo momento na história da corporação. O tecido utilizado no novo fardamento é mais leve, resistente, com proteção UV e proporciona maior conforto e mobilidade.
Com isso, Mato Grosso passa a integrar a lista dos 20 estados brasileiros que já utilizam o fardamento laranja para os bombeiros militares. Além da cor, o uniforme apresenta melhorias importantes, como modelagem anatômica, zíper frontal no lugar de botões, gola ajustável, reforço nos cotovelos e bolsos mais acessíveis. A inscrição "Bombeiro Militar Mato Grosso" vem em destaque nas costas da gandola e reforça a identidade institucional.
A calça também ganhou zíperes nos bolsos e ajustes com velcro nas pernas. Apesar da novidade, a farda cáqui seguirá prevista no regulamento e poderá ser usada em ocasiões específicas, mediante autorização do comando-geral. A modernização do uniforme é vista como um avanço no preparo técnico e na valorização da tropa.