Prefeitura inicia operação emergencial para acolher pessoas em situação de rua no frio


28/05/2025 às 15:20
Redação

AÇÃO INTEGRADA

A Prefeitura de Cuiabá inicia, a partir desta quarta-feira (28), às 17h, uma operação conjunta para a entrega de cobertores, colchões, travesseiros, alimentos e oferta de abrigos temporários, com o objetivo de garantir acolhimento, segurança e proteção à população em situação de rua durante o período de baixas temperaturas na capital.

A ação integrada é realizada pela Defesa Civil de Cuiabá e estadual, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SMSocial), com apoio de outras instituições governamentais.

A secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou que o plano de ação emergencial foi uma determinação do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini. Segundo ela, a operação seguirá até sexta-feira (30).

“Faremos a distribuição de colchões, cobertores e marmitas para a população em situação de rua, nos locais onde essas pessoas já costumam ser atendidas, como na região central, próximo ao Morro da Luz, no Beco do Candeeiro, na região do Porto e nas proximidades da rodoviária. Estamos abertos a sugestões da população. O contato (65) 99238-7552, do Centro Pop, estará disponível para acionar a Assistência Social sempre que necessário”, informou a secretária.

De acordo com o secretário adjunto especial de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira, a operação será realizada nas noites de quarta, quinta e sexta-feira, com distribuição de cobertores, alimentos quentes e, quando necessário, colchões.

“O plano de ação foi criado de forma emergencial para acolher essa população. As pessoas em situação de rua estão mais vulneráveis nesses dias de chuva e frio. É uma operação voltada às comunidades mais fragilizadas. Caso haja necessidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, disponibilizou o ginásio como abrigo”, afirmou.

O Ginásio Verdinho, localizado no bairro CPA I, estará disponível para abrigar temporariamente pessoas em situação de rua. Equipes de plantão da SMSocial irão fornecer cobertores, colchões, travesseiros e marmitas com alimentação.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política - Nota de Esclarecimento
  • Geral - IA redefine carreiras e amplia demanda por especialistas no Brasil
  • Geral - Como escolher os melhores cassinos online — guia objetivo
  • Mato Grosso - MT amplia criação de empregos formais e consolida bom momento econômico
  • Política Brasil - Virginia agradece apoio após aparecer como favorita, mas diz que decisão ainda não está tomada
  • Política MT - Governador promove três oficiais do Corpo de Bombeiros ao posto de coronel em MT
  • Geral - Jogos clássicos ganham versões modernas e seguem conquistando público
  • Política Brasil - Wellington atribui episódio da tornozeleira de Bolsonaro a abalo emocional pós-pandemia
  • Entrevista - Nicole Bahls celebra fase solteira e revela planos para o Carnaval de 2026
  • Geral - Apostador de Cuiabá acerta cinco números da Mega-Sena e leva prêmio de R$ 77,5 mil