APA Bernardo Berneck dá primeiro passo para se tornar parque natural em Várzea Grande
Redação
GESTÃO
A Área de Proteção Ambiental (APA) Bernardo Berneck, em Várzea Grande, está mais próxima de se transformar em um parque natural municipal. A prefeita Flávia Moretti (PL) assinou nesta segunda-feira (27) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, que garantirá os recursos necessários para a contratação de uma empresa especializada em estudos de manejo ambiental — etapa essencial para viabilizar a mudança de categoria da unidade de conservação.
A APA, que recebe entre 500 e 1.100 visitantes por dia, poderá, após essa transformação, ser beneficiada com repasses estaduais e federais para melhorias estruturais. “Nosso objetivo é qualificar ainda mais esse espaço que já se consolidou como importante área de lazer. Com a mudança de categoria, poderemos acessar recursos importantes para torná-lo ainda mais atrativo e seguro”, afirmou a prefeita.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, o estudo de manejo é uma etapa técnica detalhada e deve durar de 10 a 12 meses. Ele avaliará toda a biodiversidade da região, como fauna e flora, além de aspectos geográficos e sociais.
“Com esse TAC, conseguimos garantir os recursos para elaborar o plano de manejo. Depois disso, enviaremos à Câmara o projeto de lei que cria oficialmente o parque. Só então estaremos aptos a pleitear investimentos do Ministério do Meio Ambiente”, explicou Amorim.
A promotora de Justiça Michelle Vilela ressaltou que o objetivo do Ministério Público é atuar de forma colaborativa para beneficiar a população. “A iniciativa permitirá que o município busque mais recursos e faça melhorias significativas. O MP e a Prefeitura têm o mesmo interesse: garantir um espaço público adequado e preservado”, declarou.