INSS começa hoje a devolver descontos indevidos de mensalidades associativas a aposentados e pensionistas
Redação
PAGAMENTO
A partir de hoje, todos os aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos referentes a mensalidades associativas na folha de pagamento de abril começam a receber a devolução desses valores. Ao todo, serão restituídos R$ 292 milhões aos beneficiários.
No final de abril, o INSS suspendeu os descontos dessas mensalidades, mas como a folha daquele mês já havia sido fechada, os descontos ainda ocorreram nos pagamentos realizados entre 24 de abril e 8 de maio. Apesar disso, o valor descontado não foi repassado às entidades associativas, ficando retido pelo INSS.
Agora, a devolução será feita automaticamente junto com o pagamento regular dos benefícios, entre os dias 26 de maio e 6 de junho, sem necessidade de qualquer ação por parte dos beneficiários.
O calendário da devolução segue o critério do valor do benefício e o último número do Benefício (NB), sem considerar o dígito verificador após o traço:
Para quem recebe até um salário-mínimo:
Final 1: 26 de maio
Final 2: 27 de maio
Final 3: 28 de maio
Final 4: 29 de maio
Final 5: 30 de maio
Final 6: 2 de junho
Final 7: 3 de junho
Final 8: 4 de junho
Final 9: 5 de junho
Final 0: 6 de junho
Para quem recebe acima de um salário-mínimo:
Final 1 e 6: 2 de junho
Final 2 e 7: 3 de junho
Final 3 e 8: 4 de junho
Final 4 e 9: 5 de junho
Final 5 e 0: 6 de junho
Caso o aposentado ou pensionista queira solicitar a devolução de mensalidades antigas, deve entrar em contato com o INSS pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou pelo telefone 135, informando se autorizou ou não o desconto. Não é necessário enviar documentos, apenas confirmar a autorização.
O INSS vai exigir que a entidade comprove a autorização. Se isso não acontecer, a entidade terá que devolver os valores ao Instituto, que fará o repasse ao beneficiário da mesma forma que os pagamentos regulares — por conta bancária ou cartão magnético.
O INSS alerta para cuidados contra golpes: todas as informações oficiais são enviadas exclusivamente pelo Meu INSS. O órgão não envia e-mails, SMS, mensagens pelo WhatsApp ou ligações sobre o assunto. Desconfie de contatos suspeitos, bloqueie e denuncie pelos canais oficiais, como a Ouvidoria pelo Fala BR (gov.br/falabr) ou pelo telefone 135. Em caso de dúvidas, consulte sempre os canais oficiais do INSS e do Governo Federal.