INSS inicia devolução automática de descontos indevidos a aposentados e pensionistas


24/04/2025 às 07:00
Redação

ATENÇÃO

Todos os aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos de mensalidade associativa na folha de pagamentos referente a abril terão os valores devolvidos a partir desta segunda-feira, 26 de maio. O reembolso, que totaliza R$ 292 milhões, será feito automaticamente, junto ao pagamento regular dos benefícios. Não é necessário que o beneficiário tome nenhuma providência.

Embora o INSS tenha determinado a suspensão desses descontos no fim de abril, os valores ainda foram retidos porque a folha de pagamento já havia sido processada. Os pagamentos realizados entre os dias 24 de abril e 8 de maio incluíram esses descontos, mas os valores não foram repassados às entidades e agora serão restituídos.

A devolução ocorrerá de 26 de maio a 6 de junho, de acordo com o número final do benefício. Quem ganha até um salário mínimo receberá primeiro, com base na numeração de 1 a 0. Já quem recebe acima do mínimo será pago conforme os finais 1 e 6 no dia 2 de junho; 2 e 7 no dia 3; 3 e 8 no dia 4; 4 e 9 no dia 5; e 5 e 0 no dia 6.

Caso o segurado deseje reaver valores antigos de mensalidades associativas que não reconhece, deve registrar o pedido por meio do app Meu INSS ou pelo telefone 135. Não é necessário apresentar documentos, apenas informar se autorizou ou não o débito. O INSS então exigirá comprovação da autorização da entidade. Se não houver comprovação, o valor será devolvido ao beneficiário.

A partir de 30 de maio, aposentados e pensionistas também poderão consultar se sofreram descontos indevidos diretamente nas agências dos Correios. Mais de 4,7 mil unidades estarão preparadas para prestar esse atendimento, especialmente para quem não tem familiaridade com o aplicativo ou telefone.

A Central 135 também continua disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. A recomendação é ligar após as 16h ou aos sábados para atendimento mais rápido.

O INSS reforça que não entra em contato por telefone, e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens para tratar sobre reembolsos. Qualquer informação será disponibilizada apenas pelos canais oficiais, como o app Meu INSS ou o site gov.br/inss.

O aplicativo Meu INSS pode ser baixado gratuitamente nas lojas App Store e Google Play. Após o login, o usuário pode conferir notificações no ícone do sino ou acessar o extrato de pagamento para verificar se houve algum desconto indevido.

Se confirmado um desconto não autorizado, o segurado poderá solicitar a devolução diretamente pelo aplicativo ou pelo telefone 135.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Romário prevê final dura entre Palmeiras e Flamengo e declara torcida pelo Rubro-Negro
  • Geral - Atleta mato-grossense será homenageado no Prêmio Brasil Olímpico 2025
  • Entrevista - Claudia Leitte diz que mudou para os EUA para criar os filhos com simplicidade
  • Entrevista - Kayky Brito sofre queda de bicicleta e leva pontos na cabeça, mas afirma estar bem
  • Política Brasil - Medeiros acusa base governista de barrar convocação de Jorge Messias na CPMI do INSS
  • Geral - Atrasos na entrega e ofertas enganosas lideram reclamações na Black Friday
  • Geral - Faustão aparece em foto rara com a família ao celebrar 24 anos de casamento
  • Política MT - Falta de diretriz do SUS impede adoção do Mounjaro na rede pública, afirma Abilio 
  • Mato Grosso - Hemorrede recebe novos equipamentos para ampliar produção e armazenamento de plasma
  • Política MT - Levantamento aponta Emanuel e Jayme como líderes em rejeição para o Governo de MT em 2026