Com aval da comunidade escolar, MT terá mais 25 escolas cívico-militares
Redação
DECISÃO
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) anunciou a implantação de mais 25 escolas cívico-militares no estado, após consulta pública com pais, responsáveis e estudantes realizada em maio. A decisão foi tomada com base no resultado da votação em 28 unidades escolares, distribuídas em 21 municípios.
Com a nova adesão, Mato Grosso passa a ter 84 escolas nesse modelo de gestão, número que se aproxima da meta estabelecida pelo governo estadual, de alcançar 100 unidades até o fim da gestão. O programa foi expandido por determinação do governador Mauro Mendes, que autorizou a criação de 31 novas escolas em fevereiro deste ano.
Segundo o governador, as escolas seguem o mesmo currículo, materiais e professores da rede estadual, com a diferença na gestão disciplinar e organizacional, feita com o apoio de militares da reserva. “O foco é disciplina, respeito e um futuro melhor para os nossos jovens”, afirmou.
O vice-governador Otaviano Pivetta destacou a ampla aceitação do modelo pela população. “Já temos mais de 200 solicitações de adesão em diferentes cidades. Isso mostra que a comunidade reconhece os resultados positivos do modelo cívico-militar”, disse.
O secretário de Educação, Alan Porto, informou que já foi iniciado o processo de contratação dos militares e que uma comissão dará suporte às escolas na transição. As equipes escolares também passarão por formação específica para atuarem no novo formato.
Das 28 escolas consultadas, três optaram por manter o modelo tradicional: Escola Estadual Arlete Maria da Silva e Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos, em Várzea Grande, e Escola Estadual 19 de Julho, em Peixoto de Azevedo. O resultado das votações será publicado nas unidades escolares, nas Diretorias Regionais e no site da Seduc.
As novas escolas cívico-militares estão localizadas nos municípios de Carlinda, Nova Canaã do Norte, Paranaíta, Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Araputanga, Confresa, Diamantino, Brasnorte, Chapada dos Guimarães, Cuiabá (quatro unidades), Nossa Senhora do Livramento, Várzea Grande, Paranatinga, Campo Verde, Alto Garças, Dom Aquino, Rondonópolis (duas unidades), São Pedro da Cipa, Vera e Campos de Júlio.