Moretti inicia concessão do DAE com apoio da Fipe para modernizar abastecimento de água
Redação
MELHORIAS
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), deu início ao processo de concessão privada do Departamento de Água e Esgoto (DAE) ao assinar contrato com a Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe). A instituição ficará responsável por elaborar estudos técnicos e apoiar o município na escolha do melhor modelo para a licitação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com foco na universalização do sistema.
“Estamos dando o primeiro passo para resolver o maior problema de Várzea Grande. Água é dignidade, e a realidade da cidade vai mudar. A Fipe fará todos os estudos para que possamos estruturar o processo de concessão”, afirmou a prefeita.
Flávia Moretti destacou que todo o processo será técnico e transparente, com o objetivo de garantir água na torneira de cada casa e empresa do município. “É o início de uma nova fase para Várzea Grande. Promessa feita, promessa cumprida”, completou.
Enquanto o modelo de concessão é elaborado, a gestão municipal seguirá investindo no DAE. Segundo a prefeita, ela e o vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) estão comprometidos em manter os serviços funcionando plenamente. “Não podemos parar. O DAE ainda enfrenta vazamentos e outros problemas. Pedi ao Tião que nos ajude a manter o funcionamento e os investimentos até a concessão ser concretizada”, afirmou.
Como parte dos esforços para melhorar a infraestrutura da cidade, a prefeita citou o projeto lançado no aniversário de Várzea Grande, no dia 15 de maio, no bairro Paiaguás. A iniciativa prevê ações simultâneas de pavimentação e ampliação da rede de abastecimento de água.
Com investimento de R$ 10 milhões — somando recursos próprios e emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Botelho (União) — o projeto inclui terraplenagem, drenagem, construção de ramais e pavimentação. A previsão inicial é de que as obras durem 90 dias, podendo ser ajustadas conforme as necessidades técnicas.
Pelo DAE, a obra contempla novas ligações de água, cortes de ligações irregulares, eliminação de vazamentos e a implantação de uma nova adutora. A tubulação será instalada ao longo da Avenida Emília Jacinto, antes do asfalto, conectando a adutora da Avenida Filinto Müller ao centro do bairro, uma das áreas com maior dificuldade de abastecimento. As ações do DAE devem somar quase R$ 600 mil em investimentos na região.