Mato Grosso reduz desmatamento em 43% em 2024 e lidera fiscalização na Amazônia Legal
Redação
AVANÇO
Mato Grosso registrou uma queda significativa no desmatamento em 2024, com redução de 43% na área desmatada em comparação ao ano anterior, segundo o Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD) divulgado pelo Mapbiomas nesta quinta-feira (15). O estado passou de 162.668 hectares desmatados em 2023 para 92.554 hectares em 2024.
Entre os estados da Amazônia Legal, Mato Grosso lidera também nas ações de fiscalização, com uma média de 87% de desmate autorizado legalmente nos últimos quatro anos, muito acima da média nacional de 54%. Segundo Alex Marega, secretário adjunto Executivo da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), esse resultado é fruto da integração entre órgãos estaduais e federais, do monitoramento constante via satélite e da priorização das fiscalizações nos municípios com maiores índices de desmatamento.
A secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destaca que os números comprovam o sucesso da estratégia do estado em conciliar redução do desmatamento com o aumento da produção. “O Mato Grosso hoje mostra que é possível produzir e conservar ao mesmo tempo, resultado do trabalho alinhado por meio da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI)”, afirma. O PCI é um plano que reúne governo, setor produtivo e sociedade civil para promover um desenvolvimento sustentável e equilibrado.