Redes de ensino podem inscrever práticas de educação integral até 16 de maio


14/05/2025 às 13:45
Redação

SELEÇÃO

As redes de ensino de todo o país podem inscrever até sexta-feira, 16 de maio, experiências inspiradoras de gestão e projetos pedagógicos voltados à educação integral em tempo integral. A iniciativa faz parte do programa Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e tem como objetivo selecionar e divulgar práticas bem-sucedidas implementadas em escolas e redes públicas de todo o Brasil. O foco é contribuir para o alcance da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a oferta de educação em tempo integral em, pelo menos, 50% das escolas públicas, atendendo ao menos 25% dos estudantes da educação básica.

As experiências devem envolver creches e escolas de educação infantil, ensino fundamental ou ensino médio, em todas as modalidades, com jornada igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais. Também podem ser inscritos trabalhos de gestão realizados por secretarias de educação municipais e estaduais. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por representantes das secretarias, por meio do site "Educação Integral – Experiências Inspiradoras", utilizando o Roteiro de Relato disponível no Anexo 1 do Edital nº 2/2025.

As propostas devem estar alinhadas a um dos seis eixos temáticos previstos no edital: Gestão Democrática e Participação Social; Currículo Integrado e Práticas Pedagógicas; Territórios, Culturas e Saberes; Diversidade, Inclusão e Equidade; Gestão Administrativa, Financeira e Pedagógica; e Intersetorialidade e Articulação em Rede. A seleção ocorrerá em sete etapas: pré-seleção, análise, classificação, decisão preliminar, etapa de recursos (se houver), decisão final e divulgação dos resultados, prevista para 23 de junho no portal do MEC. A comissão avaliadora será composta por profissionais da educação e pesquisadores com experiência na área, convidados pelo grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (TEIA), da UFMG, e pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC.

Durante a análise, serão considerados critérios como diversidade regional, sociocultural e demográfica; etapas e modalidades de ensino atendidas; tempo de implementação da prática; número de matrículas da rede e resultados obtidos. As experiências selecionadas serão divulgadas e compartilhadas em diversas ações, como o Mapa de Experiências, que reunirá até 5.597 relatos; a Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras, evento presencial em Brasília com até 125 experiências selecionadas; o Caderno de Narrativas, um e-book com até 25 experiências sistematizadas; a Rede de Trocas, com visitas formativas e seminários entre até 75 redes; e produções audiovisuais para registrar os principais aprendizados, desafios e transformações.

O programa Escola em Tempo Integral visa ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, priorizando aqueles em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O Governo Federal oferece apoio técnico e financeiro às redes, desde que suas propostas estejam alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à perspectiva da educação integral.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política - Nota de Esclarecimento
  • Geral - IA redefine carreiras e amplia demanda por especialistas no Brasil
  • Geral - Como escolher os melhores cassinos online — guia objetivo
  • Mato Grosso - MT amplia criação de empregos formais e consolida bom momento econômico
  • Política Brasil - Virginia agradece apoio após aparecer como favorita, mas diz que decisão ainda não está tomada
  • Política MT - Governador promove três oficiais do Corpo de Bombeiros ao posto de coronel em MT
  • Geral - Jogos clássicos ganham versões modernas e seguem conquistando público
  • Política Brasil - Wellington atribui episódio da tornozeleira de Bolsonaro a abalo emocional pós-pandemia
  • Entrevista - Nicole Bahls celebra fase solteira e revela planos para o Carnaval de 2026
  • Geral - Apostador de Cuiabá acerta cinco números da Mega-Sena e leva prêmio de R$ 77,5 mil