Mato Grosso avança na produção agrícola e na redução do desmatamento com modelo sustentável


10/05/2025 às 10:00
Redação

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

As projeções para 2025 mostram que Mato Grosso está trilhando um caminho sólido rumo ao desenvolvimento sustentável, conciliando produção agrícola em larga escala com preservação ambiental. O que antes era visto como áreas conflitantes, agora caminham lado a lado: o estado lidera a produção nacional de grãos e, ao mesmo tempo, apresenta queda significativa nos alertas de desmatamento.

Segundo a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, esse cenário é resultado das políticas públicas e programas implementados pelo Governo de Mato Grosso nos últimos seis anos.

“O que hoje se traduz em números reconhecidos nacionalmente, tanto no aumento da produção quanto na redução do desmatamento, é fruto da execução de políticas públicas alinhadas às metas da Estratégia PCI — Produzir, Conservar e Incluir”, afirmou a secretária.

A PCI foi concebida com o objetivo de atrair investimentos para expandir e tornar mais eficiente a produção agropecuária e florestal, conservar áreas de vegetação nativa, recompor passivos ambientais e promover a inclusão da agricultura familiar, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

De acordo com os dados mais recentes do IBGE (março/2025), Mato Grosso mantém a liderança nacional na produção de grãos, respondendo por 30,9% do total. Em seguida aparecem Paraná (13,7%), Goiás (11,7%), Rio Grande do Sul (10,1%), Mato Grosso do Sul (7,6%) e Minas Gerais (5,6%). Juntos, esses estados representam 79,6% da produção nacional.

No campo ambiental, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) apontou que 2024 foi o segundo ano consecutivo de queda no desmatamento da floresta amazônica. Em Mato Grosso, a redução foi de 27% em relação ao ano anterior, com 629 km² desmatados. No Cerrado, a queda foi ainda maior: 33%.

Embora o sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), tenha registrado um aumento pontual no desmatamento em abril de 2025 — 55% na Amazônia e 26% no Cerrado, em comparação ao mesmo mês do ano anterior — o acumulado de agosto de 2024 a abril de 2025 apresentou queda na taxa de desmatamento nos três principais biomas do estado: Amazônia, Cerrado e Pantanal.

No período, as áreas sob alerta de desmatamento recuaram 75% no Pantanal e 25% no Cerrado. Na Amazônia, onde a taxa anual de desmatamento em 2024 já havia caído 46% em relação a 2022, a redução foi de mais 5%, alcançando o menor nível dos últimos 10 anos no bioma.

“O combate aos crimes ambientais, conduzido pela Sema em parceria com forças de segurança, conta com monitoramento por satélite, fiscalização contínua e foco nos municípios com maiores índices de desmate. A integração com órgãos federais também é uma estratégia essencial”, explicou o secretário adjunto executivo da Sema, Alex Marega.

Essas ações integram a Operação Amazônia, força-tarefa estadual e federal que realiza monitoramento em tempo real de todo o território de Mato Grosso. A operação atua com fiscalizações in loco, embargo de áreas, apreensão e remoção de maquinários utilizados ilegalmente e responsabilização de infratores.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política - Nota de Esclarecimento
  • Geral - IA redefine carreiras e amplia demanda por especialistas no Brasil
  • Geral - Como escolher os melhores cassinos online — guia objetivo
  • Mato Grosso - MT amplia criação de empregos formais e consolida bom momento econômico
  • Política Brasil - Virginia agradece apoio após aparecer como favorita, mas diz que decisão ainda não está tomada
  • Política MT - Governador promove três oficiais do Corpo de Bombeiros ao posto de coronel em MT
  • Geral - Jogos clássicos ganham versões modernas e seguem conquistando público
  • Política Brasil - Wellington atribui episódio da tornozeleira de Bolsonaro a abalo emocional pós-pandemia
  • Entrevista - Nicole Bahls celebra fase solteira e revela planos para o Carnaval de 2026
  • Geral - Apostador de Cuiabá acerta cinco números da Mega-Sena e leva prêmio de R$ 77,5 mil