Cuiabá terá 33 domingos com transporte público gratuito em 2025
Redação
TRANSPORTE PÚBLICO
A população de Cuiabá poderá contar com ônibus gratuitos em 33 domingos ao longo de 2025. O benefício está garantido pela Lei Municipal nº 7.248, sancionada pelo prefeito Abilio Brunini e publicada no Diário Oficial da Gazeta Municipal em 29 de abril. A proposta, de autoria do Executivo, foi aprovada por unanimidade pelos 27 vereadores da Câmara Municipal.
Com a medida, a gestão municipal reforça o compromisso com a mobilidade urbana acessível e a valorização do transporte público como direito social. A nova lei também autoriza que a gratuidade do transporte coletivo seja estendida a feriados nacionais, por meio de decreto municipal. Em 2025, feriados como 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida) e 2 de novembro (Finados) coincidirão com domingos.
Além disso, o prefeito poderá decretar gratuidade em outros quatro feriados que caem durante a semana no próximo ano. O objetivo é ampliar o acesso da população a lazer, cultura, serviços e convivência social sem custos com locomoção.
É importante destacar que a Tarifa Zero vale apenas para o transporte coletivo dentro do município de Cuiabá, não se estendendo ao transporte intermunicipal entre a capital e Várzea Grande.
Para utilizar o benefício, o passageiro deve ter o cartão transporte, que pode ser solicitado online pelo site https://amtu.com.br/solicitacao-de-cartao-transporte, nas cabines da MTU, nos terminais e estações de ônibus ou diretamente com monitores identificados.
No primeiro dia de vigência da Tarifa Zero, em 1º de maio, 27.722 pessoas utilizaram o transporte público gratuito para circular pela cidade, visitar parques, espaços públicos e reencontrar amigos e familiares. A medida, segundo a Prefeitura, busca também estimular o uso do transporte coletivo e reduzir o número de veículos nas ruas.