Cuiabá lança programação com ações de conscientização no trânsito


03/05/2025 às 08:00
Redação

MAIO AMARELO

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) desenvolverá uma vasta programação durante todo mês de maio voltada para a conscientização no trânsito. As iniciativas vão abranger desde o público infantil, com atividades lúdicas, ao público adulto, com palestras e utilização do etilômetro. Esse ano o "Maio Amarelo" traz o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”. A agenda de prevenções é mundial e, em Cuiabá, o lançamento acontecerá nesta sexta-feira (2), às 20h, na Acrimat, durante a Semana  do Cavalo. Na oportunidade, a ação “Amigo da rodada” contará com conscientização da operação lei seca, com óculos simulador de embriaguez e etilômetro.

“O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização internacional, e muito importante para todos nós, principalmente para as atividades da Semob. Tem como objetivo principal, promover a segurança no trânsito, reduzindo sinistros (acidentes). Trata-se de uma iniciativa que busca mobilizar a sociedade, incluindo todos os poderes públicos e privado visando discutir o tema e implementar ações, que visam melhorar a segurança viária”, explicou o agente palestrante de trânsito e transporte da Semob, Marcus Roberto Garé.

As ações da Semob contemplarão áreas diversas, entre elas a educação no trânsito. Palestras com o objetivo de trabalhar para redução de sinistros (acidentes), tido como um dos principais gargalos atualmente, em virtude das consequências que esses acidentes trazem para a sociedade e para o poder público. “Ao reduzir o número de mortes e feridos, é possível gerar economia e reverter esses recursos na ampliação de outras frentes de trabalho”, frisou Garé.

Na segunda-feira (6) às 8h, haverá dinâmica infantil no Ceic Amália Curso, para a criançada, onde, com atividades lúdicas e brincadeiras se aplicam o conhecimento sobre o trânsito. E assim, em outros locais no decorrer da programação do mês.

As palestras ocorrerão em várias empresas, na Fiemt, no Sebrae, no auditório da Prefeitura, além de intervenções no terminal do transporte coletivo.

Além das ações integradas, com órgãos de segurança pública, que é o amigo da rodada, bares da Capital, com a apresentação do etilômetro para que as pessoas conheçam o instrumento, façam o teste, sintam o quanto estão bebendo, e o valor que teriam que pagar caso fossem flagrados na lei seca.

“O amigo da rodada é um braço da Lei Seca, mas é um braço educativo. E o foco da Semob é a prevenção de acidentes adotando medidas de segurança antes que ele ocorra, então é uma mudança cultural e é isso que a Semob vai trabalhar durante o mês com muita força e muito determinação”, frisou a vice-prefeita e secretária Municipal de Mobilidade Urbana, Vânia Rosa.

Além de agentes da Semob, também participarão das ações, as forças de segurança pública, entre eles Detran-MT, Polícia Judiciária Civil, Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPMTRAN) e sistema sócio educativo.
 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mato Grosso - Negociação avança e abre caminho para solução da greve dos coletores em VG
  • Política Brasil - Pesquisa aproxima Flávio Bolsonaro de Lula em possível segundo turno
  • Política MT - RGA acima da inflação avança na Assembleia e pode ser paga já em janeiro
  • Mato Grosso - Laudo aponta transtorno psicótico grave em acusada pela morte de adolescente em MT
  • Política MT - Prefeitura prepara amplo programa de pavimentação para bairros de Cuiabá
  • Mato Grosso - Seduc abre inscrições para curso gratuito e presencial de Libras em Cuiabá
  • Mato Grosso - VG inicia vistorias obrigatórias de táxis e vans escolares para 2026
  • Política MT - Jayme condiciona apoio a Wellington a desempenho nas pesquisas
  • Política MT - "Santa Casa entra em disputa por novo modelo de gestão", pontua secretário
  • Política Brasil - Gisela Simona percorre Leste do Araguaia e reforça mandato pautado na escuta do interior