Federação União-PP, fusão PSDB-Podemos: entenda a diferença dos modelos e da estratégia de junção desses partidos
Redação
Entenda
Até o fim deste ano, quatro partidos de centro-direita que comandam boa parte do Congresso, dos estados e dos municípios brasileiros passarão por mudanças profundas em suas estruturas.
O União Brasil, criado em 2021 a partir da fusão entre DEM e PSL, vai formar uma federação com o Progressistas (PP).
O PSDB, que chegou a presidir o país por oito anos e "bateu na trave" outras quatro vezes, vai passar por uma fusão com o Podemos.
Na prática, o efeito é parecido: os partidos, agora funcionando como um só, vão ficar "mais fortes".
E "mais forte", para um partido político, pode significar várias coisas, como:
- mais dinheiro para campanhas;
- mais espaço na divisão de emendas;
- maior espaço para relatar projetos e presidir comissões no Congresso; e
- maior tempo de TV e rádio nas eleições de 2026.
Apesar disso, o momento político desses quatro partidos não é o mesmo – e entre uma fusão e uma federação, há diferenças importantes.
A "União Progressista" — nome da federação partidária entre PP e União — vai se tornar um gigante partidário. Terá o maior número de deputados, senadores e prefeitos no país, por exemplo.
O "PSDB+Podemos" — nome provisório do futuro partido — tem enfrentado cenários opostos. Enquanto os tucanos minguaram nas últimas eleições e viram seus quadros mais tradicionais migrarem para outras legendas, o Podemos tem registrado crescimento nas eleições federais e municipais.
Executiva nacional do PSDB se reúne para discutir fusão com Podemos — Foto: Divulgação/PSDB na Câmara
Mas o desempenho eleitoral está longe de dar segurança às siglas. Isso porque os números estão próximos dos limites necessários para superar a cláusula de barreira e garantir tempo de rádio e TV, e financiamento mensal dos partidos. Na prática, a avaliação é que as siglas estão "se juntando para não desaparecer".
Veja mais na Fonte: site g1.com.br
https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/05/01/federacao-uniao-pp-fusao-psdb-podemos-entenda-a-diferenca-dos-modelos-e-da-estrategia-de-juncao-desses-partidos.ghtml