Editora publica Urusei Yatsura sem licença e justifica: "para chamar atenção"
Redação
Mundo Geek
A editora Ao Leitor, com Carinho tomou uma decisão no mínimo peculiar. A empresa, aberta em fevereiro deste ano, publicou o mangá Urusei Yatsura sem o devido licenciamento da obra.
A série, da mesma autora de InuYasha e Ranma 1/2, Rumiko Takahashi, era inédita no Brasil até então. Os volumes começaram a ser lançados em versão impressa pelo site da editora, pelo valor de R$ 69,70, em formato BIG e com mais de 400 páginas. As suspeitas começaram a surigr na internet quando uma editora recém lançada conseguiu os direitos de uma obra de uma autora tão renomada.
Erik Yoshitaki, criador da editora, confirmou em entrevista ao Fora do Plástico que o projeto é totalmente de fã para fã. A empresa surgiu após Erik se cansar de "pedir às editoras diversas publicações e nunca ter resposta. É uma tentativa de resgatar obras queridas e apresentá-las com o cuidado que elas merecem".
Segundo o empresário, houve dificuldade em conseguir contato com a Shogakukan, responsável pelo licenciamento do mangá. "Tentei contato direto com a Shogakukan, mas nunca obtive resposta. Depois de falar com muita gente, consegui o contato de um agente de licenciamento no Japão, que me passou o valor do licenciamento mas que também falou que a Shogakukan não tinha interesse em licenciar a obra para mim. Depois disso, a pessoa nunca mais falou comigo e nem retornou os outros e-mails que lhe enviei", explicou.
Indginado pelo desdém da editora japonesa, Yoshitaki decidiu publicar o mangá sem autorização: "Seria muito melhor ter o contato de um agente oficial aqui do Brasil, o que não consegui até agora. Meu objetivo com essa publicação é abrir uma fresta no mercado editorial brasileiro e, sim, chamar atenção dos japoneses, para mostrar que há outras editoras e projetos possíveis que eles possam querer explorar".
Até o momento, a Shogakukan não se manifestou oficialmente sobre o caso.
Fonte: Omelete