Baixinha cobra que prefeitura de suporte de crédito para pequenos produtores terem selo de qualidade “ Estão acabando com as feiras”


14/04/2025 às 19:34
Assessoria

Cuiabá

Durante a tarde desta segunda-feira (14), a vereadora Baixinha Giraldelli (Solidariedade), presenciou a Vigilância Sanitária do município exigir selo de qualidade dos produtos ofertados por pequenos produtores, na feira móvel, que aconteceu  na frente da prefeitura de Cuiabá. Na ocasião, a vereadora defendeu a ação, mas destacou que a prefeitura precisa ofertar o suporte necessário, para que os produtores estejam aptos para tal regularidade.

Baixinha pontuou se tratar de pessoas humildes, pequenos produtores que necessitam de linha de crédito para dar sustentação as suas mercadorias.“São pessoas humildes, que geralmente tem uma pequena estrutura para fazer seus produtos. Antes de cobrar precisa ser necessário orientar essas pessoas, mostrar que são pequenos empresários e oferecer uma linha de crédito para que eles toquem seus negócios de forma regular, dentro da lei. Mas, é muito importante lembrar, que neste momento, são pessoas que não tem o poder público auxiliando, mas sim cobrando”.

Na inspeção da vigilância desta tarde, foram notificadas várias bancas, entre elas; a de mel, de ovo e frango.“São várias pessoas que andam Cuiabá inteira expondo seus produtos em feiras. Trata-se do ganho pão de sua família, e ver este impedimento para que exerçam seus trabalhos é revoltante, ainda mais quando sabemos que eles não tem o suporte real, para poder ter um selo de qualidade”.

Ainda inconformada com a situação, a parlamentar reforçou a participação do poder público na vida desses pequenos produtores. “Quando falo para olharem para o pequeno produtor é para que isso não aconteça. Se regularizarmos todos eles, não teremos esses entraves que impeçam esses pequenos de trabalhar. Vale destacar que são pessoas que também garantem a comida na mesa do consumidor”.

Baixinha destacou que sua indignação também parte do principio de que os grandes comércios, com: restaurantes, supermercados, atacadistas não passam por este constante constrangimento que tem atingindo os menores.

“ Parece que a Vigilância Sanitária só foca nos feirantes. Não vejo falar de fiscalização em supermercados, restaurantes, grandes comércios. Mas, temos reclamação a semana inteira deles fechando bancas”, disse ela que continuou:

“ A feira sempre foi um ambiente de lazer para as famílias e agora estão acabando com as feiras. Existem há anos e nunca deu um problemas de doenças ou algo neste sentido, porque quem vai confia e já conhece aonde compra.. Acho que a vigilância deveria se unir a Secretaria de Agricultura e fazer mais pelos nossos pequenos produtores. Vou continuar cobrando, são mais uns invisíveis que o poder público não olha”.  

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política - Nota de Esclarecimento
  • Geral - IA redefine carreiras e amplia demanda por especialistas no Brasil
  • Geral - Como escolher os melhores cassinos online — guia objetivo
  • Mato Grosso - MT amplia criação de empregos formais e consolida bom momento econômico
  • Política Brasil - Virginia agradece apoio após aparecer como favorita, mas diz que decisão ainda não está tomada
  • Política MT - Governador promove três oficiais do Corpo de Bombeiros ao posto de coronel em MT
  • Geral - Jogos clássicos ganham versões modernas e seguem conquistando público
  • Política Brasil - Wellington atribui episódio da tornozeleira de Bolsonaro a abalo emocional pós-pandemia
  • Entrevista - Nicole Bahls celebra fase solteira e revela planos para o Carnaval de 2026
  • Geral - Apostador de Cuiabá acerta cinco números da Mega-Sena e leva prêmio de R$ 77,5 mil