Concerto traz ao palco obras de compositoras Mulheres
Redação
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Evento gratuito é domingo (30), às 10h30, no Teatro da UFMT em Cuiabá
Você já assistiu um concerto musical feito somente com obras compostas por mulheres? A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza no próximo domingo (30) um concerto especial da Orquestra Sinfônica da UFMT, sob a regência da maestra convidada Katarine Araújo, de Goiânia (GO). O espetáculo musical sobe ao palco do Teatro Universitário, no Câmpus de Cuiabá, às 10h30, e a bilheteria é gratuita.
A retirada dos ingressos será nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), na bilheteria do Teatro da UFMT, entre 08h e 17h30. Cada pessoa, apresentando documento CPF, terá acesso a até 4 ingressos.
Chiquinha Gonzaga (Francisca Edwiges Neves Gonzaga), Zulmira Canavarros (artista cuiabana) e Clarisse Assad (natural do Rio de Janeiro) figuram no repertório da manhã de domingo em Cuiabá, como destaca o regente anfitrião, Oliver Yatsugafu. "O concerto Mulheres da UFMT é uma homenagem à produção musical feminina, reunindo obras de compositoras que, ao longo da história, enfrentaram desafios para conquistar seu espaço na música”, conta, destacando ainda que o público pode esperar uma experiência musical que valoriza o legado dessas mulheres.
A regência estará a cargo de Katarine Araújo, que, com sua experiência e trajetória internacional, conta que a proposta é dar visibilidade a artistas que, muitas vezes, foram silenciadas ao longo do tempo, ressaltando a contribuição dessas mulheres para o universo musical. “E o interessante é que são obras pouquíssimo conhecidas, até porque nós conhecemos poucas obras de mulheres escritas para orquestra. Isso se deve ao silenciamento de anos, eu posso dizer de séculos também, porque tem compositoras que, às vezes, compuseram lá no século XIX, só foram ser encontradas agora”, disse.
Arte, mulheres e participação
Ainda sobre o percurso das mulheres na música, Katarine Araújo conta que o silenciamento existente também estava na realidade social vivida. “Toda a imagem da mulher era vinculada a algum homem, ou era a irmã de fulano, ou era a esposa de ciclano. Então, acaba que ela não tinha a sua identidade própria. E até na literatura musical, muitas delas são comparadas como se elas fossem a versão feminina de algum outro compositor homem”, explicou.
Sobre o repertório, a maestrina revela que algumas peças foram escritas para orquestra de cordas, outras foram escritas para orquestra inteira. “E as pessoas podem esperar uma linguagem diferente, eu diria. As compositoras, eu sinto que elas ousaram um pouquinho mais na escrita, e que saíram um pouquinho do padrão de que era imposto para se compor”, ressalta, dizendo ainda que desde as suas épocas como compositoras, elas também já fizeram um pouquinho dessa de sair um pouco desse “quadrado”.
Natural de Goiânia, Katarine Araújo compartilha uma longa amizade e colaboração com o regente da Orquestra Sinfônica da UFMT, Oliver Yoshio Umeda Yatsugafu,. Sua carreira é marcada pela diversidade de experiências, desde os estudos em piano e violão até a sua formação avançada em regência, com mestrado e doutorado em andamento na Universidade de São Paulo (USP).
Sua dedicação à causa feminina a levou a realizar uma turnê internacional durante o mês de março, com apresentações que têm como foco obras compostas por mulheres, incluindo a participação no concerto da UFMT. Além de sua atuação em grandes orquestras, Katarine é reconhecida por seu papel em quebrar barreiras e promover a inclusão das mulheres no cenário musical internacional.
Serviço:
- Evento: Concerto Especial da Orquestra Sinfônica da UFMT – Mulheres da Gestão da UFMT
- Data: 30 de março de 2025
- Horário: 10h30
- Local: Teatro da UFMT, Cuiabá
- Ingressos: Gratuitos, retirados nos dias 27 e 28 de março, das 08h às 17h30