Deputados de VG perdem popularidade; Tião da Zaeli é a aposta do PL e o nome mais lembrado nos bastidores para 2026


21/03/2025 às 11:46
Larissa Malheiros

Várzea Grande

Parece que Várzea Grande não terá tantos representantes, na próxima eleição para deputado estadual e federal. Atualmente a popularidade de parlamentares na cidade, ao que tudo indica, caiu drasticamente. O que demonstra essa analise é a falta de deputados em eventos da atual gestão e a derrota do ex-prefeito Kalil Baracat (MDB), que teve apoio da grande maioria dos parlamentares estadual e federal.  A partir da derrota do ex-gestor muitos sumiram e viraram pó.  Além disso, o começo do ano for marcado pela falta de água no município e fortes alagamentos, por causa das chuvas e nem assim visualizamos algum parlamentar visitando famílias como acontece quando é época de eleição. 

No entanto, a vitória da direita, no município de Várzea Grande, elegendo como prefeita a advogada, Flávia Moretti (PL),demonstrou a força política do atual vice prefeito Tião da Zaeli (PL).  O político que já foi prefeito da cidade no passado, apostou em uma nova leitura para proposta de uma nova administração para a cidade e assim investiu na advogada. Sem apoio de políticos, deputados que representam o município, Tião foi à força por trás de Moretti. Com mais de 20 anos na política é notória a mudança de postura perante a administração pública e gestão política.  Este novo perfil adotado ao longo dos anos, atuando apenas nos bastidores da política, Zaeli que é empresário, é o nome mais ventilado nas conversas partidárias como o próximo candidato a deputado estadual, representando Várzea Grande. A afirmação sobre sua candidatura veio também com exclusividade para o JORNAL REVELAR por meio do Presidente do Partido Liberal (PL) em Mato Grosso, Ananias Martins de Souza Filho. 

Segundo Ananias, o nome de Tião da Zaeli é de confiança da direita.  “Só depende da vontade dele e de Deus para que o PL tenha o Tião como nosso pré-candidato a deputado estadual. O Tião tem todas as credenciais é competente, é inteligente, tem serviços prestados e é dedicado, é de confiança é da direita, tem todos os predicados que norteiam o novo momento do PL. Portanto nós estamos muito tranquilos com a pré-candidatura do Tião e tenho certeza que vai orgulhar muito Várzea Grande”, descreveu o presidente. 

Ele também pontuou sobre o conhecimento de Tião para o desenvolvimento de Várzea Grande. “Porque Várzea Grande precisa deste representante com foco no desenvolvimento da cidade, principalmente no que tange a relação dos empreendedores da cidade com o poder público, e o Tião sabe muito bem fazer isso, e nós acreditamos que este será o verdadeiro representante de Várzea Grande, no parlamento estadual. Nós confiamos e acreditamos que ele está no caminho certo”.

Para confirmar que o nome de Tião, tem sido mencionado nos bastidores  de outros partidos também ouvimos um presidente partidário do município. “Todas as conversas que participamos o nome do Tião é cogitado. Muitos falam que o deputado Fábio Tardin (PSB) perdeu a força,  por não ter mais a máquina a seu favor, por meio do ex-prefeito Kalil. Também temos o deputado estadual, Júlio Campos (União), que corre risco de não ter mais sua base aliada, e o deputado federal,  coronel Assis (União) , que até o momento ficou totalmente invisível em nossa cidade”, disse um presidente de partido em Várzea Grande, que destacou o porque não revelar o nome. “ Preciso que meu partido venha com boas alianças para 2026, e se eu revelar meu posicionamento, muitos não vão querer nem conversar lá na frente. Infelizmente é a política de Várzea Grande”. 

PERFIL

O vice-prefeito que atualmente é considerado o maior articulador da prefeitura com políticos e também com a Câmara Municipal tem destacado a importância da escolha do povo. Ele pontuou que irá trabalhar para honrar o voto de confiança do povo. “Quando começamos este projeto, nós não estávamos contentes com o que ai estava. A disputa política, ela vem para colocar para o cidadão uma opção, e nós nos colocamos como opção de mudança, opção para dias melhores, para todos nós que aqui vivemos e aqui temos nossos investimentos”, comentou Tião. 

Além disso, Tião explicou que toda gestão precisa avaliar projetos que deram certo. Sendo assim, ele lembra: “A crise da água é verdadeira, mas ela se arrasta há décadas. Governei Várzea Grande por um ano e dois meses e tenho orgulho de dizer, em um ano e dois meses, coloquei duas enormes bombas lá na Chácara Santa Inês. Eu fiz o papel naquele momento. E depois de 14 anos volto aqui com a doutora Flávia (prefeita), vendo os problemas quese agravaram. Comecei um trabalho muito forte de informatização na prefeitura, modernização da gestão. Volto hoje, não tem nada do que eu deixei. Preciso, sim, falar para a população o que nós encontramos, temos que ser verdadeiros e transparentes. Vou prezar sempre por isso”.

Por isso, ele ressaltou que é necessário mostrar o endividamento, do qual considera absurdo, vindo de gestão altamente arcaica, sucateada. “ Mas este é um problema de todos nós. Não é problema meu, não é do governador, é de todos nós. E precisamos, trabalhar com união, foco no resultado da população. A população espera sim, porque a população votou por mudança. Nós enfrentamos uma máquina absurda contra nós. Nós só tínhamos a esperança do nosso lado. Nós vendemos esperança e precisamos corresponder”, desabafou.

Sobre uma possível candidatura a deputado estadual, Tião deixou claro que seu foco atual é fazer com que a cidade avance e que o cidadão tenha sua dignidade restaurada, após anos de tantos problemas.  “Quero primeiro, junto com a prefeita Flávia sanar os problemas deste povo que vive décadas em meio ao descaso. Vamos garantir primeiro que o cidadão tenha sua dignidade restabelecida, com água em suas casas, com saneamento, com direito a saúde pública. Mas, estarei sempre à disposição do partido e do povo”.

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política Brasil - Projeto que prevê medidas contra tarifas de outros países será votado nesta semana, diz Motta
  • Política MT - Secretário de Saúde fala sobre concurso de 2024
  • Política MT - Câmara aprova reforma administrativa para servidores comissionados da casa
  • Mato Grosso - Presidente da Câmara ouve reivindicações do Sindilimp/MT sobre transparência e fiscalização de serviços da Prefeitura de VG
  • Mato Grosso - Abril começa com 190 vagas no Sine Municipal de Cuiabá
  • Mato Grosso - Ouvidoria do SUS em Várzea Grande: a voz da população na melhoria da saúde
  • Mato Grosso - Seduc inicia entrega de materiais escolares a estudantes da Rede Estadual
  • Mato Grosso - Retificação do Censo Escolar da Educação Básica começa nesta terça-feira (1º)
  • Geral - Rakuten Viki: Confira as novidades de abril
  • Brasil - Jade Picon e André Lamoglia voltam a curtir praia juntos e aumentam rumores de romance