Projeto da UFMT busca despoluir lagoa em Várzea Grande


21/03/2025 às 09:45
Redação

Veja!

Atividade acontece no sábado para celebrar Dia Mundial da Água

No próximo domingo (23), professores e estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que compõem o Projeto de Extensão Lagoa do Jacaré realizam a apresentação para a comunidade de três projetos executivos voltados para ações de equilíbrio ambiental da lagoa que fica em Várzea Grande. As ações fazem parte do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, e são voltadas para as ideias de educação ambiental e também de intervenção urbanística.

Durante o dia a equipe do projeto realiza apresentações no Jardim das Mulheres, localizado no Bairro Cristo Rei em Várzea Grande, para a comunidade a fim de explicar o trabalho em desenvolvimento na Lagoa do Jacaré. O intuito da ação é mostrar, por meio de maquetes, o antes e o depois das intervenções realizadas na região a fim de mostrar o impacto do trabalho. A região da lagoa tem duas áreas de nascentes, uma localizada no bairro Lagoa do Jacaré, outra onde está a maior parte das atividades do Projeto, e a outra localizada na área verde do Aeroporto Marechal Rondon.

As atividades do Projeto de Extensão Lagoa do Jacaré começaram em 2021, com a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH) e trabalho conjunto com a Escola Estadual José Leite de Moraes. O projeto promove conhecimento, proteção e restauração da Lagoa do Jacaré com foco na comunidade e pela união de instituições com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Desde 2022 o projeto inclui também ações desenvolvidas em outros córregos urbanos de Várzea Grande submetidos a poluição e ocupação desordenada.

Desde 2023 o projeto atua em integração com o projeto de extensão “@UFMTBot: ensino e divulgação da botânica em mídias sociais”, desenvolvido pelo Instituto de Biociência e Herbário Central. A proposta é de promover a recuperação e despoluição da Lagoa do Jacaré, o que permitiria a redução de alagamentos e enchentes urbanas no entorno da Lagoa. O projeto também objetiva diminuir a presença de doenças como dengue, a partir da redução de lixo na margem da lagoa.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mato Grosso - Negociação avança e abre caminho para solução da greve dos coletores em VG
  • Política Brasil - Pesquisa aproxima Flávio Bolsonaro de Lula em possível segundo turno
  • Política MT - RGA acima da inflação avança na Assembleia e pode ser paga já em janeiro
  • Mato Grosso - Laudo aponta transtorno psicótico grave em acusada pela morte de adolescente em MT
  • Política MT - Prefeitura prepara amplo programa de pavimentação para bairros de Cuiabá
  • Mato Grosso - Seduc abre inscrições para curso gratuito e presencial de Libras em Cuiabá
  • Mato Grosso - VG inicia vistorias obrigatórias de táxis e vans escolares para 2026
  • Política MT - Jayme condiciona apoio a Wellington a desempenho nas pesquisas
  • Política MT - "Santa Casa entra em disputa por novo modelo de gestão", pontua secretário
  • Política Brasil - Gisela Simona percorre Leste do Araguaia e reforça mandato pautado na escuta do interior