Projetos de extensão da UFMT viram livros
Redação
Novidade
Edições estão disponíveis em formato digital
Os projetos de extensão desenvolvidos no Câmpus do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) “Competências Interculturais decoloniais na educação: práticas e metodologias” e “Competências e interculturalidade na educação: nuances da literatura brasileira” foram publicados em livros. Tanto “Interculturalidade e Decolonialidade na educação: vozes brasileiras” quanto “Mapeamento de estudos sobre competências interculturais na educação superior” estão disponíveis para download gratuito.
“Interculturalidade e Decolonialidade na educação: vozesbrasileiras”,organizado por Fabiane Aparecida Santos Clemente Salles e Mônica Maria dosSantos, docentes do Câmpus do Araguaia, apresenta principais práticas e metodologias apresentadas pelos participantes do curso, com o debate sobre interculturalidade e decolonialidade na educação com as vozes dos participantes (coordenadora do projeto como uma das organizadoras da obra e autora de capitulo, participantes como autores).
O e-book conta com participação de todos que se disponibilizarem, trazendo as vozes dos mesmos sobre interculturalidade e decolonialidade na educação, a partir de suas experiências, assim como dos docentes ministrantes dos encontros é uma oportunidade de aproximação da universidade com as diversas realidades escolares.
Já “Mapeamento de estudos sobre competências interculturaisna educação superior”, escritopor Fabiane Aparecida Santos Clemente Salles e Odorico Ferreira Cardoso Neto,docentes do Câmpus do Araguaia e Andrey Antônio de Oliveira Rodrigues, daUniversidade Federal do Amazonas (UFAM), apresenta o recorte de um estudo de mapeamento sistemático realizado com análise a partir de 717 documentos em duas bases de dados. Diante da polissemia e da abstração conceitual de Competências Interculturais (CI), observa-se cada vez mais o desenvolvimento de estudos na área em busca de direcionamentos empíricos.
A pesquisa teve como objetivo geral analisar como se desenvolvem as competências interculturais na educação superior e quais são as principais competências desenvolvidas nesse contexto. Por meio do protocolo de pesquisa de Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), buscou-se também verificar quais as principais competências interculturais nesse contexto.
Os resultados apontam para um crescimento do número de publicações científicas sobre o construto após o ano de 2015, permitindo também mapear os modelos mais adotados. As Competências Interculturais (CI) se desenvolvem por meio de várias ações conjuntas no âmbito da Educação Superior (ES), como capacitação de docentes, reestruturação do currículo, projetos e ações institucionalizados e o processo de internacionalização se destaca como um dos principais meios para tal. As competências interculturais se baseiam, em sua maioria, nos modelos ou instrumentos adotados em cada pesquisa. Como resultado, também se evidenciou uma carência de estudos que possuem como público-alvo os docentes, assim como baixo número de estudos na América Latina.
A obra apresenta resultados da dimensão de pesquisas que vêm sendo realizadas sobre interculturalidade e competências interculturais, sendo esses apresentados em encontros do curso de extensão assim como denotando a importância de se discutir mais sobre o tema e ter publicações cientificas acessíveis com tais discussões. A articulação entre o ensino, pesquisa e extensão torna-se cada vez mais essencial e importante no âmbito da universidade e, essa obra é fruto de articulação entre as atividades de extensão e pesquisa coordenados pela Professora Fabiane Clemente (ICHS/UFMT).
