Três estudantes da rede estadual são eleitos para o Parlamento Juvenil do Mercosul


17/03/2025 às 07:16
Redação

FOCO EM SUSTENTABILIDADE

Escolhidos na Internet por voto popular, eles defenderam soluções globais para mudanças climáticas

Três estudantes da Rede Estadual de Ensino foram eleitos no pleito do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) e foram classificados para representar Mato Grosso na etapa nacional, em Brasília (DF), de 26 a 30 de maio. A votação ocorreu pela internet com os próprios candidatos fazendo campanha aos amigos e familiares.

Os mais votados ganharam de acordo com o seu projeto e vídeo de campanha 2025: “A integração regional e as mudanças climáticas”. A votação ocorreu pela internet.

Em 1º lugar, com o projeto “Juventude e Sustentabilidade: Iniciativas locais para mudanças globais”, João Manoel Bolognani, da Escola Estadual Mario Spinelli, em Pontes e Lacerda, contabilizando 643 votos.

Em seguida, foram classificados Wellita Caroline de Almeida, da Escola Estadual Júlio Muller, em Barra do Bugres, com o projeto “Plantando para o Futuro: A integração regional e as mudanças climáticas”, com 456 votos; e Giovane Prisco Rodrigues, da Escola Estadual Cora Coralina, em Comodoro, com 300 votos, pelo projeto “Matas ciliares, ação educacional a fim de mitigar os problemas ambientais em Comodoro-MT”.

Agora, eles concorrem a etapa nacional e, se classificados, vão para a etapa internacional, em Foz do Iguaçu, de 11 a 13 de agosto. Essa etapa contará com a participação de estudantes representantes das províncias, departamentos ou estados dos países membros do Mercosul.

Os candidatos eleitos receberão, a partir desta quarta-feira (12.3), um e-mail com as instruções sobre o envio de documentação suplementar para a compra de passagens e reserva de hospedagem para a estadia em Brasília. Todo custo será responsável pelo Ministério da Educação (MEC).

O programa é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul, que proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países-membros e associados um espaço de encontro e diálogo, incentivando o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.

O objetivo é ajudar os estudantes a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade. Além disso, os participantes desenvolvem competências e habilidades como domínio da linguagem, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política - Nota de Esclarecimento
  • Geral - IA redefine carreiras e amplia demanda por especialistas no Brasil
  • Geral - Como escolher os melhores cassinos online — guia objetivo
  • Mato Grosso - MT amplia criação de empregos formais e consolida bom momento econômico
  • Política Brasil - Virginia agradece apoio após aparecer como favorita, mas diz que decisão ainda não está tomada
  • Política MT - Governador promove três oficiais do Corpo de Bombeiros ao posto de coronel em MT
  • Geral - Jogos clássicos ganham versões modernas e seguem conquistando público
  • Política Brasil - Wellington atribui episódio da tornozeleira de Bolsonaro a abalo emocional pós-pandemia
  • Entrevista - Nicole Bahls celebra fase solteira e revela planos para o Carnaval de 2026
  • Geral - Apostador de Cuiabá acerta cinco números da Mega-Sena e leva prêmio de R$ 77,5 mil