Ministério da Educação orienta gestores de Mato Grosso sobre repasse do Fundeb
Redação
Veja
A educação básica é um desafio para os gestores, desde a arrecadação de recursos ao alcance dos índices de qualidade. E foi pensando nessa dificuldade, especialmente para as prefeituras que estão com gestões iniciantes, o Encontro Mato-grossense dos Municípios, que acontece em Cuiabá, promoveu uma palestra sobre o Fundeb, ministrada por pesquisadoras que vieram diretamente de Brasília.
Michele Lessa de Oliveira detalhou o Fundeb, explicando todos os itens do Fundo e mostrando para secretários de educação presentes na palestra e servidores como obter e aplicar melhor este recurso, além dos requisitos que precisam ser alcançados para que o fundo seja liberado. Ela também orientou sobre como melhorar alguns índices e, consequentemente, aumentar a participação para cada município.
Lessa também abordou a distribuição deste recurso e o que é considerado para definir os percentuais específicos para cada município.
Na sequência, a professora Maria Tereza, também representando o Ministério da Educação (MEC), falou sobre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que detém os índices educacionais que refletem diretamente na distribuição do Fundeb.
A palestra foi realizada em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).