Última chance! Votação do Oscar 2025 encerra nesta terça (18)
Redação
Cinema
A votação que define os vencedores do Oscar 2025 chega ao fim nesta terça-feira, 18 de fevereiro, às 22h (horário de Brasília). Cerca de 10 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood registram seus votos antes do encerramento do prazo.
O período de votação se encerra após a maior parte das premiações da temporada já ter acontecido, desse modo, servindo como termômetro para os resultados.
Dentre as premiações mais relevantes, apenas o SAG Awards, organizado pelo sindicato dos atores, acontece após o fechamento das votações do Oscar. O evento está programado para o próximo domingo (23), o que significa que sua influência nos votos será mínima. A incerteza paira sobre a edição deste ano, considerada uma das mais imprevisíveis dos últimos tempos.
Fernanda Torres com troféu do Globo de Ouro – Grosby Group
Brasil na disputa do Oscar e os favoritos da temporada
O Brasil tem motivos para ficar atento ao Oscar deste ano. Isso porque, como a maciça maioria já sabe, “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, concorre em três categorias, incluindo a de melhor filme. Especialistas de Hollywood, como por exemplo a Variety e a Entertainment Weekly, apontam um favoritismo do longa na disputa por melhor filme internacional.
Apesar da derrota para “Emilia Pérez” no Globo de Ouro, Critics Choice e Bafta, a produção brasileira segue forte na competição. Além disso, polêmicas envolvendo a atriz Karla Sofía Gascón podem afetar o desempenho do musical francês na premiação.
A corrida para melhor atriz também segue acirrada. Demi Moore aparece como principal nome após conquistar o Globo de Ouro e o Critics Choice, mas Fernanda Torres tem conquistado cada vez mais espaço.
A atriz brasileira vem se destacando entre os votantes e pode surpreender ao levar a estatueta. Outro nome na disputa é Mickey Madison, que venceu o Bafta recentemente e pode ser impulsionada pelo sucesso de “Anora”.
Na categoria de melhor filme, “Anora” surge como favorito após vencer os prêmios dos sindicatos dos produtores (PGA Awards), diretores (DGA) e roteiristas (WGA). “O Brutalista”, vencedor do Globo de Ouro, e “Conclave”, premiado no Bafta, ainda têm chances, mas correm por fora.
Já “Ainda Estou Aqui” não teve presença nas premiações dos sindicatos, o que reduz suas chances na categoria principal. O Oscar 2025 será realizado no dia 2 de março.
Fernanda Torres está acumulando triunfos – Foto: Reprodução/ Xis
Fonte: ofuxico