Colecionadora de gafes: Secretária repreende jornalista em grupo de ZAP da imprensa e causa constrangimento: ouça áudio


13/02/2025 às 15:29
Suzanna Agnello

Artigo

Vamos começar fazendo a seguinte reflexão: O assessor de comunicação de um prefeito precisa ser o espelho do gestor. Caso o comunicador trate a imprensa de forma arrogante, com menosprezo, todos vão apontar que o gestor que é arrogante e menospreza pessoas. Sendo assim, um comunicador ruim sabota e acaba com a imagem de um prefeito.

Parece que as gafes da atual secretária de Comunicação, Paola Carlini, na gestão da prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), não para de acontecer. Na manhã desta quinta-feira (14), em uma conversa no grupo oficial da imprensa da Secretaria de Comunicação (SECOM), a secretária foi flagrada repreendendo uma jornalista da pasta, gerando certo desconforto entre os membros do grupo. Vários jornalistas que fazem parte do grupo colocaram emojis assustados. Logo depois, Carlini apagou seu áudio.

 A transcrição do diálogo é reveladora: “Fulana (não vamos citar o nome da profissional),a gente não põe notícias assim no site da prefeitura, tá? Não põe, ali não tem nenhum agente público da prefeitura falando, então não põe. Vamos deixar porque você já subiu, mas não é bom pôr, tá?”

Vale ressaltar que a matéria era de um agente público federal, ou mais precisamente do senador Jayme Campos, que falava sobre investigar a possível sabotagem que estão fazendo com a água em Várzea Grande, dando crédito para a denúncia da própria prefeita.

Colecionadora de gafes, a gestora que deveria ser vista pela sabedoria da comunicação, e atualmente é vista como alguém que menospreza os jornalistas, não recebe visitas dos pequenos empresários da comunicação, e escolhe a dedo quem tem direito a entrevistas com a prefeita. No começo desta semana, jornalistas da rádio Vila Real questionaram o vice-prefeito Tião da Zaeli o porquê a comunicação desta gestão está ruim. “A reunião que vocês fizeram para alinhar, o que está acontecendo? Não alinhou nada”, disse um dos apresentadores.

Na ocasião, Zaeli deixou claro que a secretária é escolha da prefeita. Mas, os dois apresentadores não deixaram barato e perguntaram se para melhorar não seria preciso fazer troca. O vice se limitou a dizer que a prefeita não está sabendo desta dificuldade que a imprensa tem em marcar entrevistas.

Essa reclamação veio da rádio Vila Real que é considerada de grande audiência no estado. Sendo do grupo Gazeta de Comunicação um dos mais creditados em Mato Grosso.

Agora imagina a realidade vivenciada pela imprensa de Várzea Grande. Carlini teria dito para um subordinado da comunicação, que ele teria que cuidar da imprensa de Várzea Grande e ela cuidaria dos grandes de Cuiabá, e que era para ele dar conta da “imprensinha” que não serve para nada”. A excelentíssima secretária realmente já demonstrou não querer papo com os pobres da imprensa da cidade industrial, tanto é que vários profissionais já reclamaram de ficarem horas esperando e não serem atendido pela “poderosa da comunicação”.

Este foi mais um fato que ocorreu em meio a outros sequentes cometidos, como intitular Moretti como a única prefeita mulher na história do município e mudar as cores da logomarca da prefeitura sem ao menos buscar orientação jurídica.  

Esses episódios levantam questionamentos sobre a capacidade da secretária de desempenhar o papel da Comunicação que é fundamental em informar e dialogar com a população. A administração municipal precisa urgentemente revisar suas estratégias de comunicação para evitar novas gafes e garantir que as mensagens oficiais sejam transmitidas de forma clara e respeitosa.

A população de Várzea Grande e os profissionais de imprensa esperam por mudanças significativas na condução da comunicação pública, essencial para fortalecer o relacionamento entre o governo e os cidadãos.

Se valer uma dica para a secretária, que segundo informações teve que usar o GPS para saber onde ficava a prefeitura, a imprensa no seu total tem seu valor, e a imprensa de Várzea Grande merece respeito total. Se caso a senhora visualizar que não dá conta do recado peça para sair que será menos humilhante, do jeito que está caminhando, está minando sua própria carreira.

E outra dica, mas desta vez para prefeita, seu sorriso não terá empatia quando alguém que estiver ao seu lado, não saber o que é empatia. Todos ao seu redor precisam ter o mesmo sorriso que você tem no rosto, porque assim, estarão na sua sintonia.




0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política Brasil - Projeto que prevê medidas contra tarifas de outros países será votado nesta semana, diz Motta
  • Política MT - Secretário de Saúde fala sobre concurso de 2024
  • Política MT - Câmara aprova reforma administrativa para servidores comissionados da casa
  • Mato Grosso - Presidente da Câmara ouve reivindicações do Sindilimp/MT sobre transparência e fiscalização de serviços da Prefeitura de VG
  • Mato Grosso - Abril começa com 190 vagas no Sine Municipal de Cuiabá
  • Mato Grosso - Ouvidoria do SUS em Várzea Grande: a voz da população na melhoria da saúde
  • Mato Grosso - Seduc inicia entrega de materiais escolares a estudantes da Rede Estadual
  • Mato Grosso - Retificação do Censo Escolar da Educação Básica começa nesta terça-feira (1º)
  • Geral - Rakuten Viki: Confira as novidades de abril
  • Brasil - Jade Picon e André Lamoglia voltam a curtir praia juntos e aumentam rumores de romance