Várzea Grande apresenta 10 propostas para enfrentar emergência climática


24/01/2025 às 15:40
Redação

Saiba mais

2ª Conferência Municipal reforçou protagonismo do Município em temas ambientais

 

Com o tema central “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”, a 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada no último dia 21, no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), reuniu ao menos 300 participantes. O evento marcou um avanço significativo nas políticas ambientais do Município, com a formulação de 10 propostas estratégicas, divididas em cinco eixos temáticos, e a eleição de  10 delegados que representarão a cidade na 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, prevista para fevereiro deste ano.

“Os debates realizados e as propostas construídas mostram que nosso Município está comprometido em buscar soluções inovadoras e sustentáveis para enfrentar os desafios climáticos que se impõem cada vez mais”, disse a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), sobre a importância do evento.

Já o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Costa Amorim, destacou a relevância das propostas aprovadas. “As soluções elaboradas na conferência representam não só o comprometimento de Várzea Grande com as questões ambientais, mas também o alinhamento com políticas globais voltadas à mitigação dos impactos das mudanças climáticas”.

Para os debates e apresentação dos temas a Conferência contou com palestrantes especialistas a exemplo de Caroline Chichorro (Sema-MT) falando sobre mitigação, Dra Gisele Gaudêncio e Alexandre Burmann (mestre em Avaliação de Impactos Ambientais) falaram sobre Adaptação e Preparação para Desastres, Eliani Fachim (Sema-MT) falou sobre Transformação Ecológica, Juliana Carvalho (Sema-MT) que falou sobre Justiça Climática e Dra. Daniela Maimoni de Figueiredo que abordou Governança e Educação Ambiental.

Os 10 delegados eleitos para representar Várzea Grande na conferência estadual vieram de quatro segmentos: Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Sociedade Civil Organizada, Setor Privado e Poder Público.

As propostas aprovadas por eixo temático foram:

Mitigação: Atualizar e elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico e ampliar a porcentagem de áreas arborizadas nos centros urbanos.

Adaptação e Preparação para Desastres: Capacitar a Guarda Municipal para o enfrentamento de desastres e construir aterros sanitários específicos para a destinação de entulhos.

Transformação Ecológica: Coibir a ocupação de áreas verdes e Áreas de Preservação Permanente (APP), arborizar áreas urbanas e recuperar áreas degradadas com espécies nativas frutíferas.

Justiça Climática: Criar incentivos fiscais no IPTU para áreas que implantarem hortas, jardins e agroflorestas urbanas e fortalecer a política de redução ao uso de agrotóxicos.

Governança e Educação Ambiental: Tornar a educação ambiental obrigatória nas escolas e mapear e fomentar boas práticas de educação ambiental existentes.

Próximos passos - Os delegados de Várzea Grande levarão as propostas para a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, que ocorrerá em fevereiro. O evento será a etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que também acontece este ano.

Ricardo Amorim ainda avaliou: “A 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente reforça o protagonismo de Várzea Grande em temas ambientais e a busca por soluções locais para desafios globais”.

Organizada pela prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), a conferência contou com o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios, do Governo Estadual, da Universidade de Brasília (UnB) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Governo Federal.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política MT - Fiscalização: Vereador Raul Curvo encontra bombas paradas na captação e alerta para falta d'água
  • Política MT - Prefeitos de todo o estado participarão do maior encontro municipalista de Mato Grosso
  • Mato Grosso - Bolsista do Estado, atleta de natação representa MT em Camping Escolar Paralímpico
  • Mato Grosso - Prefeitura cria canal de denúncias e sugestões para o Mercado do Porto
  • Mato Grosso - Sucateamento do DAE está deixando várzea-grandenses sem água na torneira
  • Mato Grosso - Setasc e MT Hemocentro unem forças e realizam ação de doação de sangue no CPA
  • Brasil - Prouni: 1ª chamada será divulgada às 18h de terça-feira (4)
  • Brasil - Fies 2025: inscrições abrem à meia-noite desta terça (4)
  • Mato Grosso - Período de inscrições para os auxílios Alimentação e Moradia inicia dia 4 de fevereiro
  • Mato Grosso - AMM vai apoiar municípios na descentralização do licenciamento ambiental