Baixinha destaca que vai trabalhar pela melhoria da agricultura familiar em Cuiabá
Assessoria
Cuiabá
Durante a primeira reunião da Comissão de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Rural, na tarde desta quinta-feira (23), na Câmara de Cuiabá, a presidente, vereadora Baixinha Giraldelli ( Solidariedade) destacou que o grupo será responsável por discutir e deliberar projetos de lei, proposições e assuntos que sejam relevantes para os produtores e que valorizem a categoria e a agricultura familiar.
A vereadora destacou a luta dos produtores rurais que precisam de apoio para garantir seus direitos.
"É importante frisar que iremos debater a reforma da política agrícola, a reforma agrária, conservação da terra, um melhor manejo dos insumos, entre outras temáticas pertinentes. O valor do produtor é imensurável e indiscutível, vamos enfrentar todos para garantir o direito deste povo", disse ela que continuou:
"Nossos pequenos produtores precisam estar amparados para que tenham seus trabalhos valorizados por todos da cidade. Pois sem nossa agricultura familiar a cidade não se desenvolve. Também é preciso atentar que grande parte de Cuiabá é composta por área rural, isso demonstra o quanto precisamos caminhar juntos com essa gente que conta conosco vereadores para que sempre exista o desenvolvimento e o futuro no campo".
Na ocasião , Baixinha pontuou que a agricultura é um instrumento eficaz de indução de desenvolvimento econômico e justiça social, que deve ser mais debatido e valorizado sempre.
"Essa Comissão terá o dever de levar ações e garantias que possam assegurar essas famílias do campo. Quero que o produtor esteja comigo unido para lutar pela categoria", comentou Baixinha.
A presidente da comunidade Bairrerinho, Stephany Maristan revelou."Agradeço o seu apoio e queremos que isso vá à frente. Queremos sim equipamentos, tratores , calcários. Obrigada vereadora, que essa luta continue e que a gente seja valorizado".
O senhor Joel da comunidade Santa Teresa e o senhor Braulino no Rio dos Couto lembraram que a falta de equipamento nas comunidades tem dificultado o trabalho do pequeno agricultor.
" Nós lá na região, somos mais de 15 comunidades, tem um trator para essas 15 comunidades. Santa Tereza está lá 79 quilômetros daqui do distrito de Cuiabá, e na região tem um trator. Mas, ele não consegue atender a demanda de todos. No período produtivo não consegue, no Santa Tereza não tem um trator para que o produtor consiga trabalhar a terra e produzir", explicou o senhor Joel.
A vereadora acrescentou
que tem que fazer uma luta grande porque existem verbas para buscar que são direcionadas para este auxílio.
"Temos verbas do Pronaf ( Programa de Fortalecimento da Agricultura) e plano Safra para os pequenos produtores. É que essa verba tem que chegar realmente pra quem precisa para quem planta para quem está na terra", finalizou.