Médico intervém em agressão de filha de paciente em técnica de enfermagem na Upa Morada do Ouro
Suzana Agnello
Saúde
Uma técnica de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morada do Ouro em Cuiabá teria sido agredida na última quinta-feira (09), durante o plantão, pela filha de uma paciente. Na ocasião, a profissional identificada como Bruna estava em atendimento com o médico José Carlos, que teve que intervir na situação, para evitar que a enfermeira apanhasse ainda mais.
Segundo o médico, o incidente ocorreu na sala no box de emergência, setor que funciona como semi- UTI. Na ocasião, ele estava juntamente com a enfermeira atendendo pacientes em estado grave, quando a filha de uma paciente invadiu a área restrita, desrespeitando as normas de visitação.
Ao ser informada que não poderia permanecer no ambiente a filha partiu para cima de Bruna. O médico José Carlos explicou que situações como essa acabam deixam todos assustados. Foi necessária a intervenção do médico e dos seguranças da unidade.
“Vivenciamos situações de verdadeiros filmes de terror. O pânico desse incidente era indescritível, mas, graças a Deus, encontramos a coragem necessária para agir. Não havia outra opção; nossa honra e integridade emocional, psíquica e física estavam em jogo. Precisávamos priorizar esses valores e enfrentamos a situação de frente, sem medir consequências” citou José Carlos.
Vale ressaltar que este incidente ressalta a crescente tensão enfrentada por profissionais da saúde em ambientes emergenciais e destaca a importância do respeito às normas estabelecidas para garantir o atendimento adequado aos pacientes mais críticos.
Para o médico é primordial destacar que todos os profissionais da saúde merecem respeito. Sendo assim, ele pontua situações já vivenciadas que deixam traumas, e lembra a fala de uma amiga médica que passou por agressão dentro da unidade.
“Eu já apanhei naquela UPA, mas não fiz B.O. É fundamental que nossas vozes sejam ouvidas e que possamos trabalhar em um ambiente seguro e respeitoso", disse a médica, segundo o aúdio demonstrado pelo médico para reportagem.
A reportagem tentou entrar em contato com a direção da unidade, mas sem sucesso. Não foi feito boletim de ocorrência para este caso. Os relatos citados acima também estão em nota de esclarecimento pela equipe jurídica do médico em seu instagram.