Abílio Brunini celebra protagonismo feminino na Câmara Municipal de Cuiabá
Larissa Malheiros e Fabio Luz
Câmara Municipal de Cuiabá
Nesta quarta-feira, 1º de janeiro, a cidade de Cuiabá testemunha o momento histórico com a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal em cerimônia oficial de posse de vereadores da cidade e do prefeito Abílio Brunini (PL) e também da Mesa da Câmara. Em um dia marcado pela celebração da democracia, um dos destaques foi a formação de uma chapa 100% feminina para a Mesa Diretora, liderada pela vereadora Paula Calil (PL) com apoio do prefeito.
Ao comentar o consenso em torno da chapa única, Brunini destacou a importância do protagonismo feminino neste novo capítulo da história política de Cuiabá.
“Eu fico feliz que a Câmara entrou em consenso, isso é importante. A chapa das mulheres eu acho que é uma chapa histórica. Nunca teve, eu acho, registro de nenhuma capital, que tivesse uma chapa 100% feminina.”
Abilio exaltou o ineditismo do momento, destacando a força das mulheres na política cuiabana. “Então as mulheres ocuparem espaço em todas as cadeiras da mesa. Então eu fico feliz que Cuiabá seja protagonista disso. Pela primeira vez na história de Cuiabá, nós temos uma mulher mais votada da história e também temos agora oito mulheres aqui na Câmara municipal.”
O prefeito também ressaltou o impacto dessa representatividade em toda a administração municipal.
“Temos também a presidente e toda a Mesa, todas mulheres. Acho que é o maior grupo de secretariado feminino da prefeitura também que se teve registro", enfatizou Brunini, e emenda: "acho que pela primeira vez nós temos um registro histórico da força das mulheres aqui do povo Cuiabá", complementou o prefeito.
O apoio do prefeito à formação da chapa feminina foi reconhecido ao longo do processo de articulação política, evidenciando seu compromisso com a ampliação dos espaços de representatividade feminina na política local. A eleição da Mesa Diretora consolida um momento de união e progresso para Cuiabá, com um claro reconhecimento do papel das mulheres na construção de um futuro mais inclusivo e participativo.