Projeto de escola estadual de Várzea Grande é destaque em evento de tecnologia em Brasília


29/11/2024 às 08:12
Redação

Seduc-MT

Um grupo de seis estudantes que formam a equipe de robótica Agrotech #9169, da Escola Estadual Professora Maria Leite Marcoski, em Várzea Grande, foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) entre os 10 melhores do Brasil durante a 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnologia, em Brasília. O evento se encerrou nesta quinta-feira (28.11).

Apoiada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e pelo Senai-MT, a Agrotech levou, para o evento, o robô Safra IV, que interagiu com o público enquanto representantes da equipe apresentavam detalhes sobre a sua construção.

As aulas de robótica são ofertadas para alunos da Rede Estadual em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O projeto ficou exposto no espaço “Vitrine Brasil”, onde foi apresentado, inclusive, ao ministro da Educação, Camilo Santana.  O mesmo robô foi vencedor da Off-Season Brasil 2024, que ocorreu em agosto desse ano, em Cuiabá.

Um dos alunos da equipe Agrotech, Mayk Alves da Silva, de 17 anos, comentou o impacto do ensino de robótica na sua formação. “Aprendi a trabalhar em equipe, resolver problemas e isso tem feito uma diferença enorme na minha vida. Participar desse evento é algo que nem consigo descrever. Ver o nosso projeto entre os 10 melhores do Brasil, entre mais de 400 é empolgante”, disse.

Com o tema “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”, o evento reúne mais de 400 projetos de 56 instituições educacionais do país, promovendo debates, palestras, oficinas, exposições tecnológicas e apresentações culturais.

"Voltar para casa com um dos projetos no Top 10 nos dá a certeza de que aulas de mecatrônica, em parceria com o Senai, estão curtindo efeito”, disse o coordenador de Ensino Médio da Seduc, André Riul.

Além da Agrotech, outras duas equipes, Agrobot e Canintech, com alunos da rede estadual e do Senai, também apresentaram projetos. Eles são das escolas estaduais Profª Amélia de Oliveira Silva e Ramiro Bernardo da Silva (Rondonópolis) e Profª. Edeli Mantovani e Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino (Sinop), respectivamente.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política - Nota de Esclarecimento
  • Geral - IA redefine carreiras e amplia demanda por especialistas no Brasil
  • Geral - Como escolher os melhores cassinos online — guia objetivo
  • Mato Grosso - MT amplia criação de empregos formais e consolida bom momento econômico
  • Política Brasil - Virginia agradece apoio após aparecer como favorita, mas diz que decisão ainda não está tomada
  • Política MT - Governador promove três oficiais do Corpo de Bombeiros ao posto de coronel em MT
  • Geral - Jogos clássicos ganham versões modernas e seguem conquistando público
  • Política Brasil - Wellington atribui episódio da tornozeleira de Bolsonaro a abalo emocional pós-pandemia
  • Entrevista - Nicole Bahls celebra fase solteira e revela planos para o Carnaval de 2026
  • Geral - Apostador de Cuiabá acerta cinco números da Mega-Sena e leva prêmio de R$ 77,5 mil