Lei que propõe leitura da bíblia em escolas é sancionada em município de MT


Foto: Getty Images  - Foto:  Foto: Getty Images Prefeitura de Sinop aprova lei que propõe leitura da bíblia em escolas do município
16/11/2024 às 08:00
Redação

Sinop

Uma lei que prevê leitura de trechos da bíblia em escolas públicas e privadas de Sinop, no norte do estado, foi sancionada pelo prefeito Rober Dorner (PL) e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (14). O projeto foi apresentado pelo vereador Raimundo Hedvaldo Costa (Novo) e já havia sido aprovado na Câmara de Vereadores.

Conforme a lei, a leitura de trechos bíblicos poderá ser utilizada como recurso paradidático para disseminação cultural, histórica, geográfica e arqueológica.

Segundo o prefeito, a participação não será obrigatória. A lei diz ainda que os estudantes poderão escolher se desejam ou não participar das atividades que envolvam os estudos religiosos.

Projeto em Cuiabá

Na capital, o vereador Rodrigo Arruda e Sá (PSDB) também apresentou um projeto de lei que propõe a leitura da bíblia em escolas públicas e particulares de Cuiabá em julho deste ano, como um recurso paradidático para disseminação cultural, histórica, geográfica e arqueológica. A proposta ainda não foi votada.

O cientista político João Souza explicou que a proposta não tem condições de ser aplicada, visto que o estado é laico. Segundo ele, a proposta difere do que seria a disciplina de ensino religioso.

 

"Já temos as escolas confessionais, onde as pessoas podem escolher se querem matricular os filhos. Aqui em Cuiabá temos alunos de escola pública que são mulçumanos, por exemplo. O cristianismo não é a única religião", destacou.

Ainda de acordo com João, ao analisar um cenário onde alguns estudantes optam pela participação nos estudos bíblicos e outros não, isso pode causar uma segregação entre os jovens, levando à problemas de socialização entre os estudantes.

Fonte: g1MT

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política Brasil - Projeto que prevê medidas contra tarifas de outros países será votado nesta semana, diz Motta
  • Política MT - Secretário de Saúde fala sobre concurso de 2024
  • Política MT - Câmara aprova reforma administrativa para servidores comissionados da casa
  • Mato Grosso - Presidente da Câmara ouve reivindicações do Sindilimp/MT sobre transparência e fiscalização de serviços da Prefeitura de VG
  • Mato Grosso - Abril começa com 190 vagas no Sine Municipal de Cuiabá
  • Mato Grosso - Ouvidoria do SUS em Várzea Grande: a voz da população na melhoria da saúde
  • Mato Grosso - Seduc inicia entrega de materiais escolares a estudantes da Rede Estadual
  • Mato Grosso - Retificação do Censo Escolar da Educação Básica começa nesta terça-feira (1º)
  • Geral - Rakuten Viki: Confira as novidades de abril
  • Brasil - Jade Picon e André Lamoglia voltam a curtir praia juntos e aumentam rumores de romance