Secretaria Municipal de Saúde promove 'Curso Introdutório sobre Saúde do Adolescente'
Redação
Cuiabá
Nos dias 13 e 14 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, através da Referência Técnica de Saúde dos Adolescentes da Atenção Primária de Saúde, realizará o Curso Introdutório sobre a População Adolescente. Voltado para profissionais enfermeiros, médicos e equipes multiprofissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde, o curso visa qualificar os profissionais para lidar com as demandas de saúde específicas da população adolescente. As aulas ocorrerão das 8h às 17h, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado do Mato Grosso (CRM-MT), localizado na Rua E, S/N, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
O curso será promovido para duas turmas, uma no dia 13 e outra no dia 14 de novembro, com uma programação completa e abrangente que aborda desde o perfil epidemiológico até questões sobre saúde mental e prevenção ao uso de substâncias.
Programação:
MANHÃ
08:00h às 08:10h: Apresentação Cultural
13/11 - Instituto Ciranda;
14/11- Grupo “No ritmo da melodia” da Escola Estadual Antônio Epaminondas
08:10h às 09:30:
Perfil epidemiológico de adolescentes em Cuiabá no Mato Grosso
Facilitadoras: Ma Leticia Sayuri Adama e Enf Ellorysandra Michelly Silva Cesario
09:40 às 11:00h:
Determinantes e condicionantes de saúde na adolescência
Facilitadora: Dra Ana Paula Muraro
TARDE
12:15h às 13:35h: Fases da adolescência e mudanças biopsicossociais
Facilitadora: Psi Jemima Souza
13:40h às 15:00h:
Prevenção ao uso do álcool e tabaco na adolescência
Facilitadora: Dra Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas
15:05h às 16:25h:
Promoção da saúde mental na adolescência Facilitadora: Ma Jessika Karoliny Ostelony
16:30h às 17:00h: Dinâmica e avaliação final
Segundo Andressa Vulcão, responsável técnica pela Saúde do Adolescente, a iniciativa visa qualificar os profissionais para aprimorar a abordagem integral e humanizada aos adolescentes, considerando suas necessidades peculiares e a importância de um ambiente acolhedor e de confiança no sistema de saúde. “É fundamental que todos os profissionais envolvidos na atenção à saúde dos adolescentes compreendam as especificidades dessa fase. Esse curso é um passo importante para garantir que os adolescentes de Cuiabá recebam uma atenção à saúde mais qualificada e sensível às suas particularidades, fortalecendo assim a promoção e a prevenção em saúde para essa população”, comentou.