Servidores da Educação Protestam em frente à escola Ernandy Baracat, no Nova Fronteira, VG, contra a transferência de alunos
Redação
Várzea Grande
Nesta segunda-feira (11), servidores de educação e membros da comunidade escolar dirigiram-se logo cedo, antes das 8h, para o logradouro Nova Fronteira, no bairro Canelas, em Várzea Grande, para protestar sobre a realocação de alunos do ensino médio par air para outra escola devido ao fim do oferecimento do ensino médio na escola Ernandy Baracat.
A escola Ernandy Baracat era localizada no bairro Parque do Lago e foi transferida para a região do Nova Fronteira.
“Era para atender desde o 5º ano e agora eles estão retirando o ensino médio. Já não tem a Educação de jovens e adultos e já não tem os anos iniciais e por isso estamos aqui manifestando. Não há vagas na unidade onde estudantes serão transferidos”, relata representante jurídica do Sintep/VG, Maria A. Cortez.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso para Várzea Grande, os servidores e os alunos passaram por uma reunião na sexta-feira (08) para discutirem a transferência de estudantes do ensino médio para a Escola Estadual Elizabeth Maria Bastos Mineiros, localizada no Bairro São Matheus, para os 2º e 3º do ensino médio, em 2025.
A razão é para desafogar as vagas da escolar Ernandy para a entrada de alunos do 5º e 6º ano dos anos iniciais e finais do ensino fundamental que virão de escolas da rede municipal de ensino.
O documento enviado pela Seduc-MT não questiona a possibilidade para os servidores públicos nem a comunidade escolar, tomando uma medida verticalizada e sem diálogo.
“Simplesmente com uma decisão unilateral, encaminhou um e-mail para a comunidade sobre esse assunto e cumpra-se, causando revolta da comunidade”, em nota diz o Sintep.