Cientistas criam células animais capazes de fazer fotossíntese


05/11/2024 às 09:03
Redação

Veja

Uma pesquisa feita por biólogos da Universidade de Tóquio, no Japão, descobriu como fazer com que células de origem animal façam fotossíntese. O processo permite que as plantas produzam sua própria energia através da luz do sol.

As células animais costumam depender de alimentos para gerar energia, mas desde os anos 1970 a ciência busca meios de fazer com que elas se tornem autossuficientes. A pesquisa foi publicada na revista científica Proceedings of the Japan Academy na sexta-feira (1º/11) em uma versão prévia, ou seja, que não foi avaliada por pares.

A fotossíntese foi feita através da inserção de cloroplastos em células animais. Os cloroplastos são como os geradores de energia das células de plantas e de algumas bactérias: eles capturam dióxido de carbono e luz, o transformam em energia e devolvem oxigênio à atmosfera.

Essa cadeia de eventos é totalmente oposta à feita por uma célula animal, por isso os desafios de fazer com que cloroplastos funcionem no organismo desses seres.

Como células animais puderam fazer fotossíntese?

Na investigação inédita feita pelos pesquisadores japoneses, células de uma alga vermelha que vive em vulcões (por isso, mais próximas da temperatura humana do que outras plantas) e foram modificadas e isoladas para permitir a retirada de seus cloroplastos e a inserção em células isoladas in vitro de macacos.

Os cloroplastos começaram a funcionar imediatamente nas células animais e elas tiveram um crescimento levemente maior que o das células sem o aditivo, sugerindo que a fotossíntese pode ser uma fonte extra de energia. As células estudadas, porém, viveram apenas dois dias.

A descoberta, alertam os pesquisadores, não significa que humanos passarão a fazer fotossíntese em breve. O uso desta manipulação genética, até então considerada impossível, deve se restringir ao desenvolvimento científico.

Os criadores acreditam que a pesquisa pode ser útil para desenvolvimento de orgãos em chip, que funcionam para testar medicamentos para a pesquisa médica.

Fonte: Metrópoles

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mundo - Sete estados têm o poder de decidir a eleição presidencial nos EUA; veja quais são e por quê
  • Brasil - Abertos cursos sobre educação étnico-racial e quilombola
  • Brasil - PF indicia fuzileiro naval e irmão por perseguição à família de Moraes
  • Política MT - STF analisa eleição antecipada para a Mesa Diretora da ALMT
  • Brasil - Davi Brito corta relação com Beatriz Reis na web e climão é exposto
  • Pelando - Sasha e o marido deixam de seguir Priscilla Alcântara após polêmicas
  • Geral - Pix por aproximação estreia no Brasil; entenda como funciona e quem poderá usar
  • Mundo - Delegado nomeado chefe da Interpol é o 1º brasileiro a assumir cargo
  • Brasil - Bruno Henrique, do Flamengo, é alvo da PF por manipulação em jogo
  • Política MT - Novembro Azul: Colaboradores da AMM participam de palestra sobre prevenção do câncer de próstata