Golpe de inscrição no Enem 2024: estudantes caem em site falso e ficam fora da prova


01/11/2024 às 14:06
Redação

Enem

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos próximos domingos (3 e 10 de novembro), com mais de 4,3 mil inscritos. Contudo, uma parcela que achou que participaria a prova, ficará de fora, vítima do golpe de inscrição

No site Reclame Aqui, há uma série de registros de pessoas que tentaram se inscrever, realizaram o pagamento da taxa e, depois, descobriram terem entrado em uma página falsa. 

É o caso de Dalvina Manzoni, que tentou se inscrever no dia 14 de junho. Ela descreveu que entrou no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e foi redirecionada para outra página. 

Ao realizar a "inscrição", fez o pagamento da taxa via Pix para uma empresa denomiada Mangofy Tecnologia Ltda. "Porém, ao entrar na página do participante, fui informada a ausência do meu nome nos inscritos para a prova, ou seja, não encontraram o meu nome na inscrição para o Enem, e ainda fui cobrada no valor de R$ 85", relatou.

Em outro relato, uma mãe compartilhou um cenário semelhante e criticou o Inep. "Como uma falha desta ou falta de segurança do serviço pode ocorrer dentro de um site, em que vários alunos buscam o sonho de realizar o exame e de ter uma oportunidade?", questionou.

Segundo a postagem, a mulher afirmou que a instituição respondeu que não se responsabiliza pelo ocorrido.

Um site fraudulento (inscricao-2024.com) foi denunciado e derrubado. O endereço aparecia no Google quando um estudante pesquisava pelo site oficial. 

Por meio das redes sociais, o Inep, responsável pelo Enem, reforçou que a inscrição deveria ser feita somente pelo endereço eletrônico (enem.inep.gov.br/participante). 

“Após a realização da inscrição, o sistema gerará um boleto do Banco do Brasil para o pagamento da taxa. Esse boleto só é disponibilizado ao inscrito após acesso ao sistema do exame por meio do login único do Gov.br.”, ressaltou.

Além do endereço, outro indicativo de que o meio é o correto é a possibilidade de pagamento via cartão de crédito e débito, assim como boleto e Pix.

Fonte: Terra

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política - Nota de Esclarecimento
  • Geral - IA redefine carreiras e amplia demanda por especialistas no Brasil
  • Geral - Como escolher os melhores cassinos online — guia objetivo
  • Mato Grosso - MT amplia criação de empregos formais e consolida bom momento econômico
  • Política Brasil - Virginia agradece apoio após aparecer como favorita, mas diz que decisão ainda não está tomada
  • Política MT - Governador promove três oficiais do Corpo de Bombeiros ao posto de coronel em MT
  • Geral - Jogos clássicos ganham versões modernas e seguem conquistando público
  • Política Brasil - Wellington atribui episódio da tornozeleira de Bolsonaro a abalo emocional pós-pandemia
  • Entrevista - Nicole Bahls celebra fase solteira e revela planos para o Carnaval de 2026
  • Geral - Apostador de Cuiabá acerta cinco números da Mega-Sena e leva prêmio de R$ 77,5 mil