CGE apresenta projeto de digitalização com mão de obra de pessoas surdas em evento nacional


Divulgação  - Foto: Divulgação Auditores Marcio Costa e Edmilson Carlos durante a apresentação do projeto na Semana de Inovação da Enap
31/10/2024 às 08:00
Redação

CGE

Os auditores da Controladoria Geral do Estado, Marcio Costa e Edmilson Carlos, apresentaram nesta quarta-feira (30), durante a Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o projeto de consultoria que resultou na contratação da mão de obra de 40 pessoas surdas que realizam a digitalização de documentos dos órgãos públicos estaduais.

Durante a apresentação, Marcio explicou todo o processo da consultoria e porque surgiu a necessidade da realização da mesma, que foi solicitada pelo Governo de Mato Grosso. Ao final, apresentou um vídeo sobre o projeto.

Ele mostrou aos presentes os principais pilares do projeto que são inovação, economicidade e inclusão social, demonstrando com dados comparativos vários cenários e valores levantados durante a consultoria direcionada para resultados realizada pela CGE no ano passado.

“O Governo optou pela contratação desta mão de obra porque tem um fator primordial, que é a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. Este é um projeto inovador, que tem transformado vidas, proporcionando novas oportunidades e contribuindo para a autonomia e o desenvolvimento pessoal dessas pessoas”, disse.

O projeto digitaliza e migra os documentos para o Sistema Estadual de Produção e Gestão de Documentos Digitais (Sigadoc), e os surdos são contratados e remunerados por meio de organização sem fins lucrativos. A iniciativa busca não apenas promover a eficiência, mas também abre novas oportunidades de trabalho para a comunidade surda.

“Estamos colocando à disposição da comunidade surda postos de trabalho que proporcionam dignidade e inclusão, onde eles podem desempenhar suas atividades de forma ágil e com alta qualidade”, destacou Marcio Costa durante a apresentação.

O projeto idealizado pela CGE, completou um ano de atividades e está sob a coordenação do Arquivo Público, unidade da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que coordena a gestão documental do Estado. Neste período, já foram digitalizadas cerca de 30 mil pastas funcionais, o que equivale a cerca de 5 milhões de páginas.

Além dos dois auditores que estiveram em Brasília apresentando o projeto, também participou da consultoria a auditora Lys Marisa Gonçalves.

Semana da Inovação

A Semana de Inovação 2024 é realizada pela ENAP em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério das Mulheres e tem patrocínio de Itaipu Binacional, Dataprev, Instituto Unibanco, Microsoft e Banco Interamericano de Desenvolvimento.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Romário prevê final dura entre Palmeiras e Flamengo e declara torcida pelo Rubro-Negro
  • Geral - Atleta mato-grossense será homenageado no Prêmio Brasil Olímpico 2025
  • Entrevista - Claudia Leitte diz que mudou para os EUA para criar os filhos com simplicidade
  • Entrevista - Kayky Brito sofre queda de bicicleta e leva pontos na cabeça, mas afirma estar bem
  • Política Brasil - Medeiros acusa base governista de barrar convocação de Jorge Messias na CPMI do INSS
  • Geral - Atrasos na entrega e ofertas enganosas lideram reclamações na Black Friday
  • Geral - Faustão aparece em foto rara com a família ao celebrar 24 anos de casamento
  • Política MT - Falta de diretriz do SUS impede adoção do Mounjaro na rede pública, afirma Abilio 
  • Mato Grosso - Hemorrede recebe novos equipamentos para ampliar produção e armazenamento de plasma
  • Política MT - Levantamento aponta Emanuel e Jayme como líderes em rejeição para o Governo de MT em 2026